“ECOTOXICOLÓGICA”: APRENDENDO ECOTOXICOLOGIA E EXPLORANDO A BIODIVERSIDADE DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ

Autores

  • Giuliane Stauski Florencio Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19112

Palavras-chave:

Aprendizagem, Diversidade Biológica, Educação Ambiental, Jogos didáticos, Toxicologia

Resumo

Buscando dar visibilidade à importância da Ecotoxicologia e como o efeito dos contaminantes é extensamente prejudicial à Biodiversidade, que o jogo “Ecotoxicológica” nasce, especialmente ao se considerar a abundante fauna e flora nativa ou até mesmo endêmica da Região dos Campos Gerais, no Paraná. Almejando englobar essa temática complexa, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro, visando preencher a lacuna existente na produção de materiais didáticos padronizados e que enfatizam temáticas regionais. Ao considerar o cotidiano agitado, a falta de recursos e o crescente desmonte da Educação Ambiental (EA) nas matrizes curriculares do ensino básico, o jogo em questão serve como uma importante ferramenta para a prática docente.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

STAUSKI FLORENCIO, Giuliane; ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter. “ECOTOXICOLÓGICA”: APRENDENDO ECOTOXICOLOGIA E EXPLORANDO A BIODIVERSIDADE DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 399–410, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19112. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19112. Acesso em: 13 dez. 2025.