AS CONTRIBUIÇÕES DAS TRILHAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA MUNICIPAL DE SUSTENTABILIDADE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURITIBA/PR

Autores

  • Rosana Gabriella Coutinho Wundervald Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
  • Daniela Paula Souza Batista Pressanto Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
  • Mariangela Jocelita Frigo de Campos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19102

Palavras-chave:

Aulas de campo, Centro de Educação Ambiental, Educação Não Formal

Resumo

O presente artigo é uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência que objetiva contextualizar a implantação da Escola Municipal de Sustentabilidade na cidade de Curitiba e a partir da devolutiva de estudantes de uma turma do 4.° ano, ciclo II, do Ensino Fundamental I, refletir sobre as contribuições deste local de educação não formal para a Educação Ambiental. Por meio de cartas, os estudantes expressaram suas experiências após a proposta pedagógica e foi possível identificar em suas declarações a compreensão de conteúdos relacionados aos Currículos do Ensino Fundamental, a sensibilização quanto às belezas naturais e mudanças de atitudes em prol da Sustentabilidade do planeta.

Referências

AICE - ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS. Carta das Cidades Educadoras. Barcelona: AICE, 2020. Disponível em: https://www.edcities.org/wp-content/uploads/2020/11/PT_Carta_10x14cm.pdf. Acesso em: 4 jun. 2023.

BRASIL. Resolução n.º 2. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União. Brasília: DOU, 15 de jun., 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n.º 14 - Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, CNE, CP, 2012.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Histórico do Código Florestal. Brasília, 2011. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/211148-historico-do-codigo-florestal. Acesso em: 4 jun. 2023.

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental. Curitiba: SME, 2020.

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Escola Municipal de Sustentabilidade. educacao.curitiba.pr.gov.br, 2023. Disponível em: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/escola-municipal-de-sustentabilidade/12644. Acesso em: 3 jun. 2023.

CURITIBA, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Implantação do Núcleo de Gestão da Educação Ambiental na Secretaria Municipal da Educação. Curitiba, 2021.

CURITIBA, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Programa Linhas do Conhecimento. Curitiba, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

ICMBIO. Instrução Normativa n.º 7, de 21 de dezembro de 2017. Estabelece diretrizes e procedimentos para elaboração e revisão de planos de manejo de unidades de conservação da natureza federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2017. Seção 1, p. 126.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofias básicas. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança; a. abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre; Artmed, 1999. P. 59-104.

ONU – ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030. Nações Unidas Brasil, Brasília. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030. Acesso em: 3 jun. 2023.

PARANÁ. Lei Estadual n.° 17.505. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema de Educação Ambiental e adota outras providências. Curitiba: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, 2013.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

GABRIELLA COUTINHO WUNDERVALD, Rosana; PRESSANTO, Daniela Paula Souza Batista; CAMPOS, Mariangela Jocelita Frigo de. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TRILHAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA MUNICIPAL DE SUSTENTABILIDADE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURITIBA/PR. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 235–245, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19102. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19102. Acesso em: 13 dez. 2025.