EDUCANDO PARA A SUSTENTABILIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19094

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Ecoalfabetização, Educação Ambiental Transformadora, Meio Ambiente

Resumo

Neste trabalho, busca-se estabelecer aproximações entre a Alfabetização Ecológica (AE) e a Educação Ambiental Crítica (EAC). A partir de uma revisão bibliográfica, explora-se como a AE, que enfatiza a compreensão dos sistemas ecológicos e a capacidade de pensar ecologicamente, se interliga com a EAC, que busca capacitar os indivíduos a questionar e transformar as normas ambientais existentes. Os resultados indicam que, enquanto a AE fornece conhecimento fundamental e consciência ambiental, a EAC oferece subsídios para aplicar esse conhecimento de forma socialmente responsável. Conclui-se que integrar tais aspectos pode contribuir para uma abordagem mais engajada na resolução de problemas ocasionados ao/no meio ambiente.

Referências

CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1999.

CAPRA, Fritjof. Falando a linguagem da natureza: princípios da sustentabilidade. In: STONE, Michael. K.; BARLOW, Zenobia. (orgs.) Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Tradução de Carmen Fischer. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 46-57.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardes. Educação Ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardes; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 1ª ed. São Paulo: Cortez, p. 69-98, 2002.

MATARAZZO-NEUBERGER, Waverli Maia; VAZ, Suzana. Alfabetização Ecológica.1ª ed. São Paulo: Instituto Conhecimento Liberta, 2023.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no Século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SILVA, Carlos Kleber; CARNEIRO, Conceição. Um breve histórico da Educação Ambiental e sua importância na escola. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 4., 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2017.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004.

TREIN, Eunice Schilling. A Educação Ambiental Crítica: Crítica de que? Revista Contemporânea de Educação, 7(14), 2012, p. 295-308. Disponível em: https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1673. Acesso em: 10 mai. 2024.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

KOZINSKI, André Ricardo; ROEHRIG, Silmara Alessi Guebur. EDUCANDO PARA A SUSTENTABILIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 334–345, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19094. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19094. Acesso em: 13 dez. 2025.