Gestão escolar, cidadania e Educação Ambiental: interfaces integradas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19090

Palavras-chave:

Saber ambiental, Meio Ambiente, Métodos interdisciplinares, Questões socioambiental

Resumo

Neste estudo, tem-se por objetivo compreender as relações entre Educação Ambiental, cidadania ambiental e gestão escolar na construção do conhecimento do aluno, prioritariamente, em escola pública. O delineamento metodológico é bibliográfico e a pesquisa foi desenvolvida no contexto do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, da Universidade Franciscana (UFN). Constatou-se que o saber ambiental, inerente à Educação Ambiental e seus desdobramentos, pressupõe métodos de ensino interdisciplinares, que possibilitam a democratização do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Noemi Boer, Universidade Franciscana

    Professora Universitária: 

    Graduação em Ciências,  habilitação Biologia e  Graduação em Pedagogia

    Mestre em Educação Brasileira - Universidade Federal de Santa Maria, RS

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica  - Universidade Federal de Santa Catariana. 

     

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MADRUGA, Marcia Cristina Bastos; BOER, Noemi. Gestão escolar, cidadania e Educação Ambiental: interfaces integradas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 214–232, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19090. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19090. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-07-13
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01