COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM NARRATIVAS DIGITAIS: CONVERSA COM PROFESSORAS E ERVEIROS DE INÁCIO MARTINS - PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19076

Palavras-chave:

Erva-mate, História Ambiental, História Oral, Narrativas Digitais

Resumo

Os agricultores que compõem os sistemas tradicionais e agroecológicos de produção de erva-mate do território Centro Sul do Paraná desempenham um importante papel na preservação da floresta com araucária. O presente artigo relata e analisa uma experiência de educomunicação sobre esses sistemas chamada de narrativas digitais, desenvolvida em conjunto com as professoras da rede básica de educação do município de Inácio Martins. Essa atividade baseou-se teórica e metodologicamente nos campos da História Ambiental e na História oral e promoveu um importante espaço de debate e reconhecimento desses sistemas.

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3ª ed. Rio de Janeiro-RJ: Editora FGV, 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 59, p. 526–546, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833. Acesso em: 29 maio 2024.

CARVALHO, Alessandra Izabel de.; NIMMO, Evelyn Roberta; LAVERDI, Robson. Por uma história oral ambiental dos conhecimentos ecológicos tradicionais da erva-mate no Centro-Sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense. In: CARVALHO, Alessandra Izabel de.; BENEDUZI, Luís Fernando; ZANINI, Maria Catarina Chitolina.; DADALTO, Maria Cristina.; LAVERDI, Robson. (orgs.). Memórias, histórias e etnografias: estudos a partir da história oral. Santa Maria, Ponta Grossa: Editoras das UFSM e UEPG, 2022.

DRUMMOND, José Augusto. A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 177-197, jul/dez. 1991. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10437. Acesso em: 29 maio 2024.

GERHARDT, Marcos. História ambiental da erva-mate. Orientadora: Eunice Sueli Nodari. 2013. 290f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://www.gerhardt.pro.br/doc/historia-ambiental-erva-mate.pdf. Acesso em: 26 maio 2024.

NIMMO, Evelyn Roberta; LACERDA, André Eduardo Biscaia; ROSOT, Maria Augusta Doetzer; CARVALHO, Alessandra Izabel de; VERGOPOLEM, Bernardo; FARIAS, Demerval Pessin de; CHAIMSOHN, Francisco Paulo; GOMES, Ednilson Pereira; GOMES, Fernando Bertani; NOGUEIRA, João Francisco Miró Medeiros; LAVERDI, Robson; LUIZ, Ricardo Gomes; CARDOSO, Denise Jeton; OLIVEIRA, Yeda Maria Malheiros de; GARRASTAZU, Marilice Cordeiro; MARQUES, Anésio da Cunha; DREMISKI, João Luis; MOREIRA, Silvana dos Santos; MOLLER, Everton; PAPUASKI, Anderson de Lima; WOICIECHOWSKI, Silvia Mara; GOMES, Thiago; SILVA, Nelson Dias da; LIMA, Letícia Ferraz de; MILLEO, Roger; ROTTER, Brenda; WENGLAREK, Ana Paula; VERGOPOLEM, Jessica; CRISTINA, Jessika. Erva-mate sombreada: Sipam “Sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate na Floresta com Araucária, Brasil”. Colombo: Embrapa Florestas, 2022.

PORTELLI, Alessandro; RIBEIRO, Maria Therezinha Janini; FENELON, Dea Ribeiro. O que faz a história oral diferente. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 14, p. 25-39, jan/jun. 1997. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11233. Acesso em: 29 maio 2024.

RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, n. 1, p. 61-83, 2017. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.8871. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/374/37451307004/. Acesso em: 29 maio 2024.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Narrativas digitais e o estudo de contextos de aprendizagem. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 1, n. 1, p. 32-50, Jul. 2014. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.10. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/10. Acesso em: 29 maio 2024.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

SIQUEIRA, Murilo Carlos; CARVALHO, Alessandra Izabel de; NIMMO, Evelyn Roberta; LAVERDI, Robson; SCHNELL JUNIOR, Renato Ricardo; IANKOSKI, Bruna Luísa. COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM NARRATIVAS DIGITAIS: CONVERSA COM PROFESSORAS E ERVEIROS DE INÁCIO MARTINS - PR. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 84–94, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19076. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19076. Acesso em: 13 dez. 2025.