ALÉM DO SILÊNCIO: PRIMAVERA SILENCIOSA PARA ABORDAR O USO DE INSETICIDAS NO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19062

Palavras-chave:

DDT, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Sequência Didática

Resumo

O presente artigo destaca a importância da obra Primavera Silenciosa de Rachel Carson como uma peça fundamental na conscientização dos perigos associados aos pesticidas.  Por meio de uma revisão da literatura, pontua-se o aumento significativo do uso de agrotóxicos no Brasil, assim como suas implicações na saúde pública e no meio ambiente. Propõe-se uma sequência didática destinada a explorar o tema agrotóxicos associando a aula ao livro, visando fomentar o engajamento dos alunos na discussão sobre o uso de inseticidas e seus impactos. Além disso, sublinha-se o papel crucial da Educação Ambiental na formação de uma consciência ambiental e na promoção da sustentabilidade.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

GALVÃO, Gabrielle Maria; ISABELI VALENTIM, Mariana; DALZOTO MAZZUTTI , Gabriela; FERREIRA MACHADO, Elaine; ORTH RITTER ANTIQUEIRA, Lia Maris. ALÉM DO SILÊNCIO: PRIMAVERA SILENCIOSA PARA ABORDAR O USO DE INSETICIDAS NO ENSINO. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 157–166, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19062. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19062. Acesso em: 13 dez. 2025.