TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19058

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental (EA), Ensino Superior, Universidades sustentáveis

Resumo

Este estudo objetiva compreender as diferenças conceituais e a evolução das terminologias Educação Ambiental (EA), a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação para a Sustentabilidade (ES) no contexto do ensino superior. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico na base de dados Scopus, abrangendo os últimos cinco anos. Os resultados indicam que a EA é a menos utilizada entre os autores analisados. Em contrapartida, a EDS apresenta uma frequência de uso maior. Por fim, a ES desponta como a alternativa mais promissora, pois considera a complexidade das interações planetárias e propõe a ruptura com padrões e estilos de vida que contribuem para a perpetuação da emergência climática.

Biografia do Autor

  • Larissa Aparecida Wachholz, UTFPR

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR, bolsista Fundação Araucária/CAPES. Mestra em Tecnologias Limpas pela Universidade Cesumar (2021). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Cesumar (2023). Graduada em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Atua principalmente nos seguintes temas: educação para a sustentabilidade, relações pessoa-ambiente, indústria do vestuário, moda sustentável, gestão ambiental e estudos de gênero. 

  • Luis Mauricio Martins de Resende, UTFPR

    Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, onde coordena o grupo de pesquisa em Indústria 4.0 em Engenharia Organizacional e Redes de Empresas - EORE, e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, onde coordena o grupo de pesquisa em Educação em Engenharia. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Realizou estágio de pós-doutoramento no centro de pesquisa Maurice Halbwachs.

Referências

BABALOLA, Afe; OLAWUYI, Damilola S. Advancing Environmental Education for Sustainable Development in Higher Education in Nigeria: Current Challenges and Future Directions. Sustainability, v. 13, n. 19, p. 10808, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su131910808.

BECKERMAN, Wilfred. Economic growth and the environment: Whose growth? Whose environment?. World development, v. 20, n. 4, 1992. p. 481-496. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0305-750X(92)90038-W.

BEN-ELI, Michael U. Sustainability: definition and five core principles, a systems perspective. Sustainability Science, v. 13, n. 5, p. 1337-1343, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11625-018-0564-3.

BONGAARTS, John. Development: Slow down population growth. Nature, v. 530, n. 7591, p. 409-412, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1038/530409a.

BRUNDTLAND, Gro Harlem. Our common future: by world commission on environment and development. Oxford: Oxford University Press, 1987.

BUSQUETS, Pere; SEGALAS, Jordi; GOMERA, Antonio; ANTÚNEZ, Miguel; RUIZ-MORALES, Jorge; ALBAREDA-TIANA, Silvia; MIÑANO, Rafael. Sustainability Education in the Spanish Higher Education System: Faculty Practice, Concerns and Needs. Sustainability, [s. l.], v. 13, n. 15, p. 8389, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13158389.

CASTELLANOS, Pedro Mauricio Acosta; QUEIRUGA-DIOS, Araceli. From environmental education to education for sustainable development in higher education: a systematic review. International Journal of Sustainability in Higher Education, [s. l.], v. 23, n. 3, p. 622–644, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJSHE-04-2021-0167.

HOLDSWORTH, Sarah; THOMAS, Ian. Competencies or capabilities in the Australian higher education landscape and its implications for the development and delivery of sustainability education. Higher Education Research & Development, , v. 40, n. 7, p. 1466–1481, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1830038.

ISAGUIRRE-TORRES, Katya Regina; MASO, Tchenna Fernandes. As lutas por justiça socioambiental diante da emergência climática. Revista Direito e Práxis, v. 14, p. 458-485, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/73122.

LUNA-KRAULETZ, María Delfina; JUÁREZ-HERNÁNDEZ, Luis Gibran; CLARK-TAPIA, Ricardo; SÚCAR-SÚCCAR, Shafía Teresa; ALFONSO-CORRADO, Cecilia. Environmental education for sustainability in higher education institutions: Design of an instrument for its evaluation. Sustainability (Switzerland), v. 13, n. 13, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13137129.

MA, Yuan; MEN, Jingzhi; CUI, Wei. Does Environmental Education Matter? Evidence from Provincial Higher Education Institutions in China. Sustainability, v. 12, n. 16, p. 6338, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12166338.

NÖLTING, Benjamin; MOLITOR, Heike; REIMANN, Julian; SKROBLIN, Jan-Hendrik; DEMBSKI, Nadine. Transfer for Sustainable Development at Higher Education Institutions—Untapped Potential for Education for Sustainable Development and for Societal Transformation. Sustainability, v. 12, n. 7, p. 2925, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12072925.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015.

OLAWUMI, Timothy O.; CHAN, Daniel W. M. A scientometric review of global research on sustainability and sustainable development. Journal of cleaner production, v. 183, p. 231-250, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.02.162.

PAGANI, Regina Negri; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Mauricio. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x.

PU, Ruihui; TANAMEE, Danai; JIANG, Songyu. Digitalization and higher education for sustainable development in the context of the Covid-19 pandemic: A content analysis approach. Problems and Perspectives in Management, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 27–40, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21511/ppm.20(1).2022.03.

RISOPOULOS-PICHLER, Filippina; DAGHOFER, Fedor; STEINER, Gerald. Competences for Solving Complex Problems: A Cross-Sectional Survey on Higher Education for Sustainability Learning and Transdisciplinarity. Sustainability, [s. l.], v. 12, n. 15, p. 6016, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12156016.

RUGGERIO, Carlos Alberto. Sustainability and sustainable development: A review of principles and definitions. Science of the Total Environment, v. 786, p. 147481, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.147481.

SAQIB, Ahmed Saqib; ZHANG, Qingyu; OU, Jin; SAQIB, Khubaib Ahmad; MAJED, Salman; RAZZAQ, Amar. Education for sustainable development in Pakistani higher education institutions: an exploratory study of students’ and teachers’ perceptions. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 21, n. 6, p. 1249–1267, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJSHE-01-2020-0036.

STELZER, Joana; HASSE, Gaia. Educação ambiental no ensino superior: a educação ecológica e a transição paradigmática. Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES, v. 10, n. 2, p. 155, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.8353.

UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final (do) Plano Internacional de Implementação, maio de 2005. 53 p.

UNESCO. Education for Sustainable Development Goals: learning objectives. 2017. 62p. Disponível em: https://doi.org/10.54675/CGBA9153.

VEIDEMANE, Anete. Education for Sustainable Development in Higher Education Rankings: Challenges and Opportunities for Developing Internationally Comparable Indicators. Sustainability, v. 14, n. 9, p. 5102, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su14095102.

WANG, Yijing; SOMMIER, Mélodine; VASQUES, Ana. Sustainability education at higher education institutions: pedagogies and students’ competences. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 23, n. 8, p. 174–193, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJSHE-11-2021-0465.

ŽALĖNIENĖ, Inga; PEREIRA, Paulo. Higher Education For Sustainability: A Global Perspective. Geography and Sustainability, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 99–106, 2021. Disponível em: https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.geosus.2021.05.001.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

WACHHOLZ, Larissa Aparecida; DE RESENDE, Luis Mauricio Martins. TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 267–278, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19058. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19058. Acesso em: 13 dez. 2025.