Educação Ambiental: análise de livros didáticos de Ciências no Ensino Fundamental I, Itaituba (PA)

Autores

  • Roseli Almeida da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Itaituba.
  • Cleyriane Miranda da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Itaituba
  • Darleny do Carmo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Itaituba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18930

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade ambiental, Ciências, Livros didáticos

Resumo

A presente pesquisa investiga a presença e a abordagem da Educação Ambiental (EA) por meio da análise crítica qualitativa do conteúdo dos livros didáticos de ciências utilizados no 2º ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, em Itaituba (PA). A metodologia adotada consistiu na abordagem qualitativa, com a utilização da revisão de literatura e de um questionário para obter uma compreensão mais ampla sobre como esse ensino tem sido ofertado. Os resultados revelam uma abordagem superficial da EA, evidenciando a necessidade de torná-la uma disciplina curricular obrigatória, com investimentos na formação complementar dos professores. Essas medidas são essenciais para preparar alunos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade ambiental.

Biografia do Autor

  • Roseli Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Itaituba.

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Especialista em Alfabetização e Letramento em período de conclusão do curso de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo IFPA.

  • Cleyriane Miranda da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Itaituba

    Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia - BIONORTE; Mestre em Ciências Forenses (UNIFESSPA) e em  Ciências Ambientais (UFPA); Especialista em Investigação Forense e Perícia Criminal; em Currículo e Prática Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (UFPI); em Gestão em Educação a Distância (IFRO); em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES) e em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental (UFPA); Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará, Campus Bragança.

  • Darleny do Carmo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Itaituba

    Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental (UFPA); Especialista em Gestão Ambiental e desenvolvimento sustentável pela Uninter. Professora e orientadora do Curso de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento do IFPA, campus Itaituba.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Roseli Almeida da; SILVA, Cleyriane Miranda da; SANTOS, Darleny do Carmo dos. Educação Ambiental: análise de livros didáticos de Ciências no Ensino Fundamental I, Itaituba (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 309–322, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18930. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18930. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2024-06-21
Aprovado 2024-11-17
Publicado 2025-02-01