Diretrizes pedagógicas para a Educação Ambiental discutidas na RevBEA: caminhos para a sustentabilidade e cidadania ativa

Autores

  • Beatriz de Almeida Sparvolli Universidade Federal de São Paulo
  • Higor de Paula Costa Universidade Federal de São Paulo
  • Karolina Nicacio Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Vinícius Palácio Santos Universidade Federal de São Paulo
  • William Santos da Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18915

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Ecopedagogia; PCN; BNCC; Abordagem interdisciplinar.

Resumo

O presente estudo destaca a importância da Educação Ambiental com foco na ecopedagogia para reduzir impactos, cultivar a cultura da sustentabilidade, mencionando o papel das Políticas Públicas de Educação como agente de transformação. Para tanto, foram comentados 10 artigos publicados da Revista Brasileira de Educação Ambiental que tratam de diretrizes pedagógicas presentes em políticas públicas nacionais como os PCN e a BNCC, destacando sua importância na formação dos professores, na abordagem interdisciplinar nos currículos, na relação entre capital na Amazônia e Educação Ambiental, e nos desafios do ensino da temática da sustentabilidade.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SPARVOLLI, Beatriz de Almeida; COSTA, Higor de Paula; SILVA, Karolina Nicacio; SANTOS, Vinícius Palácio; SILVA, William Santos da. Diretrizes pedagógicas para a Educação Ambiental discutidas na RevBEA: caminhos para a sustentabilidade e cidadania ativa. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 269–282, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18915. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18915. Acesso em: 9 jul. 2025.