Práticas pedagógicas com educação ambiental em escolas situadas em municípios na zona costeira brasileira: uma revisão integrativa

Autores

  • Wilder Max Vieira dos Santos Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Rodrigo Rodrigues de Freitas Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18905

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Alunos, Professores, Escola, Zona Costeira Brasileira

Resumo

Este artigo objetiva mapear e analisar artigos científicos da última década, nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e Periódico Capes, que abordam o tema: práticas pedagógicas com a Educação Ambiental em escolas situadas na Zona Costeira Brasileira. Trata-se de uma revisão integrativa, que tem como questão norteadora: qual o papel do docente e do discente nas práticas pedagógicas com Educação Ambiental em escolas da Zona Costeira Brasileira? Após análise dos 13 artigos, concluiu-se que docentes e discentes desenvolvem práticas pedagógicas pertinentes à Educação Ambiental; contudo, boa parte das ações encerram-se na escola, cumprindo somente o currículo escolar.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Wilder Max Vieira dos; FREITAS, Rodrigo Rodrigues de. Práticas pedagógicas com educação ambiental em escolas situadas em municípios na zona costeira brasileira: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 99–118, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18905. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18905. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2024-06-19
Aprovado 2024-10-10
Publicado 2025-02-01