Pesquisas em Educação Ambiental indígena: o que é estudado?

Autores

  • Arthur Barbosa Matos Universidade Federal de São Paulo
  • Catarina A Hyun Kim Universidade Federal de São Paulo
  • Evelen Stefani Rodrigues Universidade Federal de São Paulo
  • Júlia Carina Orfão Costa Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18900

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Povos Originários; Comunidades Indígenas.

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise quantitativa e qualitativa dos estudos publicados na revista nacional de Educação Ambiental, focados na temática de Educação Ambiental para povos originários. A partir dessa análise, foi possível compreender a metodologia das pesquisas, as áreas da Educação Ambiental abordadas e avaliar se os objetivos das pesquisas foram atingidos. Dessa forma, foi possível identificar a necessidade de estratégias mais inclusivas e culturalmente abrangentes, contribuindo para uma melhor integração das práticas de Educação Ambiental com as tradições e conhecimentos dos povos originários.

Referências

APIB. Carta dos Povos Indígenas da Bacia da Amazônia aos presidentes. [S. l.], 7 ago. 2023;

BARRETO, F.; VITAL, M. J. S.; PEREIRA, M. J. A.; ALENCAR, A. S.; BETHONICO, M. B. DE M. Estratégias para a Educação Ambiental no tratamento de água em comunidades indígenas da Amazônia. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.6, pp.217-227, 2023.

BEZERRA, G. A. A. O.; WANKLER, F. L. Descarte de resíduos sólidos em aldeias indígenas de Roraima: alternativas e soluções para o saneamento rural. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.2, pp.87-96, 2023.

BORGES, L. DA S.; SILVA, J. B. C.; RODRIGUES, D. S. Educação Ambiental e cultura quilombola: entre ausências de políticas públicas e práticas de resistência. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n.1, pp.430-449, 2021.

CARDOSO, L. C. B.; SANTOS, E. T. Geografia e Educação Ambiental na perspectiva dos mapas mentais em diferentes contextos escolares de Aquidauana (MS). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.12, n.2, pp.355-373, 2017.

CUNHA, M. C. Índios, Bispos e Militares: a luta pela terra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2021;

EMILIANO, D.; PEREIRA, V. A. Conflitos indígenas na região norte do Estado do RS. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.15, n.5, pp.60-75, 2020.

GALAMA, L. S.; COSTA-PINTO, A. B.; GARCIA, A. M. Sociedades Sustentáveis e Educação Ambiental na Escola Indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n.5, pp.462-499, 2021.

LIMA , A. A.; RIBEIRO, F. D.; SILVA, M. R. C.; SANTOS, D. A. V.; MELO, M. Descarte de resíduos sólidos em Terras Indígenas e Educação Ambiental: as estratégias do povo Gavião lidar com o lixo na Amazônia. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.5, pp.431-444, 2023.

LOUZADA, A. F.; SILVA, D. S.; SOUZA, R. C.; SILVA, W. G. A. Educação Ambiental: um relato de experiência na Comunidade Indígena assuriní, município de Tucuruí (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.17, n.1, pp.28-53, 2022.

OLIVEIRA, G.; QUEIROZ, L. N.; MAIA, R. C. Etnoecologia e Educação Ambiental sobre manguezais com indígenas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n2, pp.88-104, 2021.

OLIVEIRA, M. B.; COSTA-PINTO, A. B.; MARIA GARCIA, A. Práticas pedagógicas de Educação Ambiental na Escola Estadual Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo em Ilhéus (BA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n.6, pp.517-536, 2021.

PEDROSO, N. A.; FERREIRA, L. K. N.; AYRES, A. D.; ANTIQUEIRA, L. M. O. R. Contribuições das expressões artísticas Kaingang para a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.19, n.1, pp.26-38, 2024.

SILVA, G. C.; COMASSETTO, T. P. Educação Ambiental e percepção sobre meio ambiente em uma escola indígena na Amazônia Oriental (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.4, pp.477-495, 2023.

SOUZA, J. N. DE.; OLIVEIRA, R. S.; PINHO, A. R.; LIMA, Y. M. L.; OLIVEIRA, A. C. Prevenção contra Zika por meio da propagação de ações educativas na Escola Chuí em Maracanaú (CE). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.13, n.4, pp.379-389, 2018.

Downloads

Publicado

01-07-2024

Como Citar

MATOS, Arthur Barbosa; KIM, Catarina A Hyun; RODRIGUES, Evelen Stefani; COSTA, Júlia Carina Orfão. Pesquisas em Educação Ambiental indígena: o que é estudado?. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 180–188, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18900. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18900. Acesso em: 9 jul. 2025.