Análise dos artigos da RevBEA que abordam comunidades tradicionais

Autores

  • Agata Carvalho Pereira Universidade Federal de São Paulo
  • Gabrielle Delai Araujo Universidade Federal de São Paulo
  • Guilerme Dimas de Sousa Universidade Federal de São Paulo
  • Kemilly Victoria dos Santos Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18858

Palavras-chave:

Comunidades Tradicionais, Valorização, Artigos, Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo realiza uma análise dos artigos relacionados a Comunidades Tradicionais publicados desde 2004 na Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA). Buscou-se compreender como a Educação Ambiental e as comunidades tradicionais são associados, ressaltando a importância da diversidade cultural para promover ações mais sustentáveis. Observou-se que a maioria dos textos valorizam e defendem os saberes das populações tradicionais incorporados na Educação Ambiental. Os trabalhos analisados são relevantes por propiciar discussões sobre a importância de proteger estas comunidades e seus conhecimentos.

Referências

BARRETO, et. al. Estratégias para a Educação Ambiental no tratamento de água em comunidades indígenas da Amazônia. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 6, p. 217–227, 2023.

CARVALHO, F. M. Saberes tradicionais e Educação Ambiental no Brasil: possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 1, p. 113–125, 2023.

FERREIRA JUNIOR, E. I; NASCIMENTO, M. H. R. Educação Ambiental como instrumento de empoderamento e garantia dos direitos humanos das comunidades tradicionais no Estado do Amazonas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 19, n. 1, p. 102–117, 2024.

FERREIRA JÚNIOR, J. M. A importância da Educação Ambiental para sustentabilidade e o impacto jurídico. Revista ft. Ciências Sociais, v. 27, n. 129, 2023.

GONÇALVES, Z. L. T.; CABRAL, M. I. A.; NEVES, T. M.; et. al. Sociedades tradicionais e conservação da natureza. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 4, p. 79–86, 2018.

LIMA, M. E. A.; FIORI, A. P. M. Educação Ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 6, p. 502–523, 2023.

MARTINS, G. A.; BRANDO, F. R. Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade: uma atividade didática de tomada de decisões. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 5, p. 61–80, 2023.

MARTINS, M. C. Q.; MAYUMI, A. G. T.; MORAES, M. G. Formas de retorno da pesquisa etnobotânica à comunidade no paradigma da complexidade ambiental e Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 8, n. 1, p. 91–99, 26 fev. 2014.

MARINHESKI, V. A etnoconservação em duas comunidades rurais tradicionais da mesorregião sudeste paranaense. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 19, n. 1, p. 166–191, 1 fev. 2024.]

SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SOUZA, S. R.; ARAÚJO, A. A.; PONTES, A. N. Educação Ambiental e o conflito fundiário em Unidade de Conservação Estadual na Amazônia: pensando o território e os impactos de transformação socioambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 5, p. 331–340, 1 out. 2022.

TAVARES, V. Território das comunidades tradicionais: uma disputa histórica. EPSJV, Fiocruz. Rio de Janeiro, 17 de jan. de 2013. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/territorio-das-comunidades-tradicionais-uma-disputa-historica. Acesso em: 05 de jun. 2024

VIEIRA, F. P. Educação Ambiental para além da pandemia: aprendizados decoloniais com outras comunidades e com outras pedagogias. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 4, p. 259–278, 2020.

Downloads

Publicado

01-07-2024

Como Citar

PEREIRA, Agata Carvalho; ARAUJO, Gabrielle Delai; SOUSA, Guilerme Dimas de; SILVA, Kemilly Victoria dos Santos. Análise dos artigos da RevBEA que abordam comunidades tradicionais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 77–90, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18858. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18858. Acesso em: 9 jul. 2025.
Recibido 2024-06-15
Aprovado 2024-06-16
Publicado 2024-07-01