A Educação Ambiental e ensino médio: uma análise sobre as publicações na RevBEA em 2023

Autores

  • Jonathann Hessel Helfstein Brandão Universidade Federal de São Paulo
  • Gabriel Vicente Gonçalves Universidade Federal de São Paulo
  • Gabriela Angelica Villarroel Costa Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18816

Palavras-chave:

Ensino Médio; Educação Ambiental; Currículo Escolar; Novo Ensino Médio.

Resumo

O novo ensino médio é um tema que vem sendo discutido ano a ano, sobre os mais diferentes viéses. Dentro desse contexto, a pesquisa realizou uma revisão bibliográfica sobre o tema Ensino Médio nos artigos da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) no ano de 2023. Para essa revisão, analisou-se aspectos gerais desses artigos, como temática, metodologia, categorias de estudo, territórios, público-alvo e média de downloads mensais na página da revista.

Referências

BRASIL, LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Lei da Educação Ambiental. Brasília, DF, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 10/06/2024.

CRUZ-SILVA, S. C. B.; MATIAS, R., ANDRADE, L. P.; FERREIRA, E. C. Educação Ambiental e saúde única na percepção e práticas educativas de educadores de ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.1, pp.279–298, 2023.

DUARTE, C. A. J.; MIQUELLUTI, D. J.; CAMPOS, M. L., COSTA, I. N.; HENRIQUE, S. M. Hortas: estudo de solos na área de ciências ambientais no componente curricular de Química do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.7, pp.344–365, 2023.

MARQUES, D. D. S., MARQUES, M. S.; TOLEDO, A. L. L. Análise da percepção ambiental a partir de conceitos de sustentabilidade com alunos do 2º ano do ensino médio em escola estadual de Natal (RN). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.3, pp.104–123, 2023.

MARRA, R. C.; ALMEIDA, T. O ensino de Química nos moldes do novo Ensino Médio: uma oportunidade para o estudo da legislação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.1, pp.412–431, 2023.

MORAIS, E. G.; MORAIS, M. W. S. Percepção ambiental sobre solos e sua interação na paisagem por estudantes do ensino médio. Revista Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.3, pp.400–412, 2023.

OLIVEIRA JÚNIOR, D. D.; SANTOS, E. K. A.; PEIXOTO, R. A. A compostagem como ferramenta de reciclagem dos resíduos orgânicos: uma ação sustentável desenvolvida no Instituto Federal do Ceará. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.7, pp.417–424, 2023.

OLIVEIRA, F. R.; CAVALCANTE, K. V.; JESUS, E. L. Sustentabilidade e Educação Ambiental no contexto do Novo Ensino Médio: um olhar sobre a proposta curricular e pedagógica do Estado do Amazonas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.2, pp.135–151, 2023.

PEREIRA, G. R.; ZUCCHI, D.; PEREIRA JUNIOR, E. I.; LANSER, R. A. Desenvolvimento de propostas pedagógicas para Educação Ambiental de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.2, pp.260–276, 2023.

PONÇADILHA JÚNIOR, A. L.; VARGAS, T. F.; BASTOS, W. R. A Educação Ambiental como ferramenta no novo ensino médio em uma escola pública de Porto Velho (RO). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.6, pp.282–301, 2023.

Downloads

Publicado

01-07-2024

Como Citar

BRANDÃO, Jonathann Hessel Helfstein; GONÇALVES, Gabriel Vicente; COSTA, Gabriela Angelica Villarroel. A Educação Ambiental e ensino médio: uma análise sobre as publicações na RevBEA em 2023. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 53–62, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18816. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18816. Acesso em: 16 jul. 2025.