Combate à impercepção botânica no Ensino Médio: uma proposta de Educação Ambiental na Educação Básica

Autores

  • Paola Fernanda Guidi Meneghin de Oliveira Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI – SP) https://orcid.org/0000-0002-0378-9161
  • Julia Pradal Malosso Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI – SP)
  • Nícolas Alberto Polizelli Ricci Colégio Objetivo
  • Lívia Onofre Instituto Educacional de Americana

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18699

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Impercepção botânica, Áreas verdes, Árvores nativas e exóticas, Arborização urbana

Resumo

Este trabalho apresenta uma ação desenvolvida por estudantes do ensino médio, inserida no componente curricular de Empreendedorismo sob uma abordagem de Educação Ambiental, com o objetivo de combater a impercepção botânica. A iniciativa consistiu em identificar e catalogar o maior número possível de espécies vegetais no entorno escolar, destacando a alta biodiversidade botânica local. Foram registrados cerca de 53 indivíduos pertencentes principalmente às famílias Myrtaceae, Arecaceae e Anacardiaceae. A instalação de placas de identificação para cada espécie despertou a atenção de transeuntes, familiares e outros visitantes, demonstrando o impacto positivo do projeto e seu sucesso em sensibilizar a comunidade para a diversidade vegetal.

Referências

FIGUEIREDO, Andréia Nasser; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Educação Ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 15, n.2, 2020.

HERSHEY, David R. A Historical Perspective on Problems in Botany Teaching. The American Biology Teacher, v. 58, n.6, p. 340–347, 1996.

MACEDO, Elisabeth. Base nacional curricular comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 45-67, 2016.

NASCIMENTO, Henrique Eduardo Mendonça; DIAS, André da Silva; TABANEZ, André Augusto Jacinto; VIANA, Virgílio Mauricio. Estrutura e dinâmica de populações arbóreas de um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual na região de Piracicaba, SP. Revista Brasileira de Biologia, v. 59, n. 2, p.329-342, 1999.

OLIVEIRA, Paola Fernanda Guidi Meneghin de. Identidades narradas por professores de ciências da natureza: tensões e resistências diante de um currículo por áreas. 2023. 246f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/15701>. Acesso em: abr. 2024.

PADUA, Suzana Machado. Educação Ambiental ou educação para o empreendedorismo: respostas para um mundo complexo. Revista Brasleira de Educação Ambiental, v. 10, n. 3, p. 11-20, 2015.

PARSLEY, Kathryn, M. Plant awareness disparity: A case for renaming plant blindness. Plants People Planet, v. 2, n. 6, p. 598-601, 2020.

PIASSA, Gabriel; MEGID NETO, Jorge; SIMÕES, André Olmos. Os conceitos de cegueira botânica e zoochauvinismo e suas consequências para o ensino de biologia e ciências da natureza. Revista Varia Scientia, v. 8, n. 1, p. 123-137, 2021.

RODRIGUES, Pablo José Francisco Pena. A vegetação da Reserva Biológica União e os efeitos de borda na Mata Atlântica fragmentada. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Norte Fluminense. 2004.

SANTAMOUR, Frank S. Jr. Trees for Urban Planting: Diversity, Uniformity, and Common Sense. The Overstory, n. 126, 2003..

SILVA, Silvana do Nascimento; EL-HANI, Charbel N. A abordagem do tema ambiente e a formação do cidadão socioambientalmente responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 225-234, 2014.

SILVA, Erica Moniz Ferreira da; GOMES, Mariana de Oliveira; SARAIVA, Fernanda Vargas; PEDRO, Patrícia Moreira; WANDERLEY, Lilian Jane; ROCHA, Denilson Benício da; OLIVEIRA, Cláudio de. Um novo ecossistema: florestas urbanas construídas pelo Estado e pelos ativistas. Estudos Avançados, v. 33, n. 97, p. 81-102, 2019.

SILVA, Silvana do Nascimento; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. As Vozes de Professores: pesquisadores do campo da Educação Ambiental sobre a base nacional comum curricular (bncc): educação infantil ao ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), [S. I.], v. 26, p. 1-15, 18 maio 2020.

SOUZA, Flavia Pacheco Alves; PAIVA, Audrey Marques Silva. Utilização de levantamento florístico como ferramenta para Educação Ambiental. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 7, n. 6, 2011.

URSI, Suzana; SALATINO, Antonio. É tempo de superar termos capacitistas no ensino de biologia: “impercepção botânica” como alternativa para “cegueira botânica”. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 39. p. 1-4, 2022.

WANDERSEE, James; H.; SCHUSSLER, Elisabeth E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, v. 61, n.2, p. 284-286, 1999.

Downloads

Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Paola Fernanda Guidi Meneghin de; MALOSSO, Julia Pradal; RICCI, Nícolas Alberto Polizelli; ONOFRE, Lívia. Combate à impercepção botânica no Ensino Médio: uma proposta de Educação Ambiental na Educação Básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 437–446, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18699. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18699. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-05-27
Aprovado 2024-10-31
Publicado 2024-12-01