Abelhas encantadoras: educando para conservar a biodiversidade

Autores

  • Mauro Prato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18624

Palavras-chave:

Abelhas, Educação ambiental, Polinizadores

Resumo

As abelhas participam massivamente da produção de alimentos, pois, além de realizarem a polinização dos cultivares, também produzem a própolis, o mel, o pólen e a cera. Entretanto, os impactos ambientais e a falta de informação contribuem para a perda da sua biodiversidade. Em evento aberto, os visitantes puderam manipular caixas para criação de abelhas, testar e saborear diversos produtos apícolas e receberam informações diversas sobre estes insetos. Além disso, foram convidados a responder a questionários antes e depois da visitação. A experiência proporcionada pelo nosso estande despertou o interesse e a empatia das pessoas pela criação e preservação das abelhas, sendo estas ótimas ferramentas na prática da Educação Ambiental.

Referências

BARBOSA, Deise Barbosa; CRUPINSKI, Eliane Fátima; SILVEIRA, Rosangela Nunes; LIMBERGER, Daniela Christina Hass. As abelhas e seu serviço ecossistêmico de polinização. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 3, n. 4, p. 694-703. 2017.

BIESMEIJER, Jacobus Christiaan; SLAA, Esther Judith. The structure of eusocial bee assemblages in Brazil. Apidologie, n.37, p. 240-258, 2006.

FAO. Conservation and management of pollinators for sustainable agriculture – the international response. In: FREITAS, Breno Magalhães; PEREIRA, Júlio Otávio Portela. Solitary bees: conservation, rearing and management for pollination, 2004. pp. 19-25.

GODOY, Isabel Cristina de; PARO, Renata Martins dos Santos. As abelhas nativas em práticas pedagógicas da Educação Ambiental escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v.18, n.4, pp.344–361, 2023.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

OLIVEIRA, André Luis; OBARA, Ana Tiyomi; RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 3, pp. 471-495, 2007.

POTTS, Simon; BIESMEIJER, Jacobus Christiaan; KREMEN, Claire; NEUMANN, Peter; SCHWEIGER, Oliver; KUNIN, William. Global pollinator declines: trends, impacts and drivers. Trends in Ecology & Evolution, Elsevier, v. 25, n. 6, pp. 345–353, 2010.

SASSERON, Lucia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, pp. 59-77, 2011.

TAVARES, Mara Garcia; ARAUJO, João Marcos de; SANTANA, Weyder Cristiano; ELIZEU, Arthur Mayrink; SILVA, Lucas de Amaral; LADEIRA, Josimar dos Santos; RUBINGER, Mayura Marques Magalhães; CAMPOS, Lúcio Antônio Oliveira; LINO-NETO, José. Abelhas sem ferrão: Educação para Conservação – Interação Ensino-Pesquisa-Extensão voltada para o Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 2, pp. 113-120, 2016.

Downloads

Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PRATO, Mauro. Abelhas encantadoras: educando para conservar a biodiversidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 1–10, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18624. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18624. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-05-13
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01