A Educação Ambiental na Educação Física e nas políticas públicas educacionais da rede municipal de Paranaguá (PR)

Autores

  • Mariane Aparecida Petenusso Universidade Federal do Paraná
  • Emerson Joucoski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18614

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Educação Ambiental, DOCÊNCIA, PRÁTICAS CORPORAIS

Resumo

Apresentam-se as análises das Políticas Públicas referentes à Educação Ambiental e ao componente curricular de Educação Física da rede municipal de ensino de Paranaguá (PR). O objetivo foi analisar como aconteceu a inserção da temática ambiental nas aulas dessa disciplina em 2022. Os dados foram coletados por meio de questionário online, pesquisa documental e a entrevista. Os resultados da pesquisa mostram que a Educação Ambiental se encontra dispersa entre as práticas pedagógicas e as políticas públicas educacionais, os professores e professoras revelam carência de referências e conhecimentos que possibilitem o direcionamento de temáticas ambientais nas práticas corporais das aulas de Educação Física.

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PETENUSSO, Mariane Aparecida; JOUCOSKI, Emerson. A Educação Ambiental na Educação Física e nas políticas públicas educacionais da rede municipal de Paranaguá (PR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 34–56, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18614. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18614. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-05-10
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01