O despertar da conscientização ambiental no ensino de geografia

Autores

  • Nilza Carvalho da Silva Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1845

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Meio Ambiente, Conscientização Ambiental.

Resumo

Este artigo objetiva apontar como o ensino de geografia pode contribuir para a preservação do meio ambiente, uma vez que, grande parte das problemáticas ambientais, são consequências das relações da sociedade com a natureza. Para o alcance desta temática, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica direcionada a uma visão fundamentada sobre o meio ambiente no ensino de geografia, desta forma, a pesquisa partiu do geral para o específico, logo em seguida, verificou-se também, o ensino de geografia e sua importância para o meio ambiente, para depois, serem apontadas as temáticas ambientais que podem ser trabalhadas pelo professor nas aulas de geografia. Neste sentido, a pesquisa visou uma contribuição para o ensino de geografia sem uma aplicação prática, pois, buscou-se apenas satisfazer uma necessidade intelectual pelo conhecimento, abordando em sua temática, como o ensino de geografia pode contribuir para a preservação do meio ambiente, verificando-se assim, que só conseguiremos conscientizar nossos alunos e transforma-los em cidadãos críticos e responsáveis com o mundo em que vivem, se nós professores buscarmos meios que os direcione em seu próprio espaço de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilza Carvalho da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Tem Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia. É professora de geografia - Tendo experiência na área de Geografia e Meio Ambiente com ênfase nos seguintes temas: Ciências Humanas, Impactos Ambientais e Meio Ambiente. Possui registro profissional CREA/AM - 17792

Downloads

Publicado

30-03-2015

Como Citar

Silva, N. C. da. (2015). O despertar da conscientização ambiental no ensino de geografia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), 75–83. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1845

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2013-07-12
Aceito: 2015-03-11
Publicado: 2015-03-30

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.