<b>Percepção da flora por calouros do ensino superior: a importância da educação ambiental<b>

Autores

  • Lenir Maristela Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2011.v6.1761

Palavras-chave:

Identidade local. Flora nativa. Metodologia de ensino. Projeto político pedagógico.

Resumo

A UFPR – Setor Litoral vem trabalhando no sentido de contribuir para a construção de um novo modelo de universidade através da (re)invenção de espaços educativos que rompam com a concepção tradicional de conhecimento e a relação dissociada de homem-sociedade-natureza. Um dos espaços pedagógicos consiste em propiciar aos estudantes que ingressam um reconhecimento da região de abrangência da universidade. Um dos aspectos do reconhecimento é a percepção da identidade local em diferentes perspectivas, dentre essas, a identidade da flora local. Diante disso, em uma das atividades propostas lancei o desafio para os estudantes representarem em desenho uma floresta. De modo geral os estudantes não trazem no seu imaginário uma forte identidade com flora regional, muitos representaram uma identidade que lembra muito as florestais da América do Norte e da Europa. Apresento ao final uma reflexão que relativiza e aponta possibilidades de melhoria da percepção da identidade da flora pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenir Maristela Silva

Doutorado em Ciências - ênfase em produção vegetal pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2003) Professor de Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná , Brasil.

Downloads

Como Citar

Silva, L. M. (2011). <b>Percepção da flora por calouros do ensino superior: a importância da educação ambiental<b>. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 6(1), 76–84. https://doi.org/10.34024/revbea.2011.v6.1761

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-06-30
Aceito: 2011-06-30