Educação ambiental: entre a intenção e a ação

Autores

  • Sérvio Túlio Portela
  • Francisco de Assis Braga
  • Helena Alvim Ameno

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1718

Palavras-chave:

Meio ambiente. Educação ambiental. Prática docente

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados de investigação sobre as percepções de meio ambiente e educação ambiental de professores. Parte-se do pressuposto de que meio ambiente e educação ambiental extrapolam o contorno meramente biológico ou naturalista, para se revelarem imbricados com dimensões históricas, sociais, culturais e políticas. Realiza-se análise qualitativa de 25 entrevistas semi-estruturadas em cinco escolas estaduais de ensino médio, considerando-se as categorias convencional e transformadora de educação ambiental, e as visões naturalista, globalizante e antropocêntrica de meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Sérvio Túlio Portela
    Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais / Inst. Ensino Superior e Pesquisa, Brasil(2009). Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal de DIvinópolis , Brasil.

    Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

08-12-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PORTELA, Sérvio Túlio; BRAGA, Francisco de Assis; AMENO, Helena Alvim. Educação ambiental: entre a intenção e a ação. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 62–67, 2010. DOI: 10.34024/revbea.2010.v5.1718. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1718. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2010-12-08
Aprovado 2010-12-08
Publicado 2010-12-08