<b>Educação ambiental: entre a intenção e a ação<b>

  • Sérvio Túlio Portela
  • Francisco de Assis Braga
  • Helena Alvim Ameno
Palavras-chave: Meio ambiente. Educação ambiental. Prática docente

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados de investigação sobre as percepções de meio ambiente e educação ambiental de professores. Parte-se do pressuposto de que meio ambiente e educação ambiental extrapolam o contorno meramente biológico ou naturalista, para se revelarem imbricados com dimensões históricas, sociais, culturais e políticas. Realiza-se análise qualitativa de 25 entrevistas semi-estruturadas em cinco escolas estaduais de ensino médio, considerando-se as categorias convencional e transformadora de educação ambiental, e as visões naturalista, globalizante e antropocêntrica de meio ambiente.

Biografia do Autor

Sérvio Túlio Portela
Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais / Inst. Ensino Superior e Pesquisa, Brasil(2009). Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal de DIvinópolis , Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado
2010-12-08
Como Citar
Portela, S. T., Braga, F. de A., & Ameno, H. A. (2010). <b>Educação ambiental: entre a intenção e a ação<b&gt;. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 5(1), 62-67. https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1718
Edição
Seção
Artigos