A transversalidade da Educação Ambiental no ensino de Geografia

Autores

  • José Roberto da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Adeilton José da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Antônio Hélton Vasconcelos dos Santos Prefeitura Municipal de Abreu e Lima

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16598

Palavras-chave:

meio ambiente, espaço geográfico, interdisciplinaridade, ensino aprendizagem.

Resumo

Este trabalho visa analisar a transversalidade da Educação Ambiental no ensino de Geografia. Para isto, foi realizada observação das aulas, aplicação de questionários e a análise de conteúdo dos livros didáticos em duas escolas nos municípios de Ribeirão e Escada no estado de Pernambuco. O método desta pesquisa se baseia no paradigma da complexidade. Os resultados evidenciaram que as práxis dos educadores não favorecem a contextualização plenamente da Educação Ambiental e que os recursos didáticos usados nas aulas de Geografia apresentam déficits, distanciando-se da realidade provocada pelas ações antrópicas ao meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Antônio Hélton Vasconcelos dos Santos, Prefeitura Municipal de Abreu e Lima

    Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, José Roberto da; SILVA, Adeilton José da; SANTOS, Antônio Hélton Vasconcelos dos. A transversalidade da Educação Ambiental no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 350–368, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16598. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16598. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-27
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01