Abordagens à temática ambiental por Cursos Técnicos em Meio Ambiente: um olhar sobre os Institutos Federais de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16592

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Técnico, Projeto Pedagógico

Resumo

O estudo comparativo entre os Institutos Federais IF Sul de Minas, IF Sudeste e IFMG analisou abordagens educacionais nos cursos técnicos em meio ambiente, seguindo diretrizes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Foram adotados critérios de avaliação para a carga horária, os pré-requisitos, a estrutura curricular e a infraestrutura. Os resultados revelaram disparidades, ressaltando a necessidade de maior padronização e qualidade, o que reforça a importância de políticas educacionais consistentes e avaliações periódicas. Essa abordagem também destacou a relevância da análise e comparação das características dos cursos para identificar melhores práticas, incentivando a troca de experiências e o aprimoramento do ensino técnico focado na área ambiental.

Referências

COSTA, Ana Paula Bezerra; PAIVA, Maria do Socorro Diógenes; FILGUEIRA, João Maria. A inserção da Educação Ambiental na prática pedagógica: uma análise segundo a visão dos alunos dos cursos técnicos integrados do CEFET-RN. Holos, v. 3, p. 62-73, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 3, de 30 de setembro de 2009. Dispõe sobre a instituição Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 out. 2009. Seção 1, p.18.

BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 set. 2012. Seção 1, p.28.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4 ed. Brasília, 2020. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/. Acesso em: 02 abr. 2024.

CAMPUS Avançado Bom Sucesso. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – IF SUDESTE MG CAMPUS BOM SUCESSO, 2024. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/bomsucesso/institucional/o-campus. Acesso em: 08 out. 2024.

CAMPUS Barbacena. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – IF SUDESTE MG CAMPUS BARBACENA, 2024. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/barbacena/institucional/o-campus. Acesso em: 08 out. 2024.

DEORCE, Mariluza Sartori. Caminhos para uma educação ambiental crítica como centro de forças no currículo do curso técnico em Mecânica do Ifes/campus Vitória. 2013. 130 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.

FERREIRA, Adriano Andrejew; VIDOR, Alexandre Martins; CABRAL, Anderson Ricardo Yanzer, et al. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Viamão. 2017.

FRIEDE, Reis. Aumento populacional e degradação ambiental: a conta que não quer fechar. Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, n. 84, 2022.

GARCIA, Joice Machado; BETTINE, Sueli do Carmo; DEMANBORO, Antônio Carlos; LONGO, Regina Márcia; GOMES, Raissa Caroline; MANTOVANI, Paloma. Degradação ambiental e qualidade da água em nascentes de rios urbanos. Sociedade e Natureza, Uberlândia, MG, v. 30, n. 1, p. 228-254, 2018.

GUIMARÃES, Célia Maria; MARIN, Fátima Aparecida Dias Gomes. Projeto Pedagógico: Considerações necessárias à sua construção. Nuances, v. 1, 1998.

HISTÓRIA do Campus Muzambinho. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS – IF SUL DE MINAS CAMPUS MUZAMBINHO, 2024. Disponível em: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/sobre-o-campus. Acesso em: 08 out. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG). Campus Ouro Preto. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Ouro Preto, MG, 2019. Disponível em: https://ouropreto.ifmg.edu.br/ouropreto/cursos/tecnico/TCNICOMeioAmbienteSubsequenteOP2019.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IF SUDESTE MG). Campus Barbacena. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Barbacena, MG, 2019. Disponível em: https://sig.ifsudestemg.edu.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=8444&idTipo=1. Acesso em: 02 mar. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IF SUDESTE MG), campus Bom Sucesso. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Bom Sucesso, MG, 2013. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1SvrwHEcWZq52j3dDFxi2S5lclp4zDevb/view. Acesso em: 10 mar. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IFSULDEMINAS). Campus Muzambinho. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Muzambinho, MG, 2020. Disponível em: https://cursos.muz.ifsuldeminas.edu.br/images/2020/meio_ambiente/anexos/PPCMAEAD21.pdf. Acesso em 24 fev. 2024.

JOSLIN, Érica Barbosa; ROMA, Adriana de Castro. A importância da Educação Ambiental na formação do pedagogo: construção de consciência ambiental e cidadania. Revista Ciência Contemporânea, v. 2, p. 95–110, 2017.

MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; TOMANIK, Eduardo Augusto. Representações Sociais de Meio Ambiente: Subsídios Para a Formação Continuada de Professores. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013.

MENDONÇA, Patrícia Ramos. Políticas de formação continuada de professores e professoras em educação ambiental no Ministério da Educação. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, p. 248. 2007.

MICROSOFT. Excel. Version 2019 [software]. Redmond, WA: Microsoft Corporation. 2018. 1 programa de computador.

MICROSOFT. Word. Version 2019 [software]. Redmond, WA: Microsoft Corporation. 2018. 1 programa de computador.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plataforma Nilo Peçanha. 2024. Disponível: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZDhkNGNiYzgtMjQ0My00OGVlLWJjNzYtZWQwYjI2OThhYWM1IiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9. Acesso em: 03 fev. 2024.

MOREIRA, Kátia Soares; JUNQUEIRA JÚNIOR, José Alves; SOUSA, Paulo Eduardo de Oliveira; MOREIRA, Heitor Soares; BALIZA, Danielle Pereira. Evolução da legislação ambiental no contexto histórico brasileiro. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, el4010212087, 2021.

O CAMPUS Ouro Preto. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS – IFMG CAMPUS OURO PRETO, 2024. Disponível em: https://ouropreto.ifmg.edu.br/ouropreto/institucional/o-campus. Acesso em: 08 out. 2024.

OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi; RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 3, p. 471-495, 2007.

OLIVEIRA, Isleimar Souza; MEDEIROS, Frâncisco Petrônio Alencar de; ANDRADE, Fábio Gomes de. Seleção de Atributos para Classificadores de Evasão Escolar com Dados da Plataforma Nilo Peçanha. Em: Anais do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), e I Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil (WAPLA 2022), p. 30–39, 2022.

PEREIRA, Marianne Martins dos Santos; OLIVEIRA, Iara Terra de. Educação Ambiental no currículo dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise de teses e dissertações (2012-2022). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 19, n. 2, 2024.

PONTES, Tatiana Gomes de. Educação Ambiental no Currículo dos Cursos Técnicos: A Percepção Dos Alunos. Instituto Federal da Paraíba, 2022.

PRADO, Di Paula Ferreira; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de; NUNES, Cláudia Pinto. Concepções e perspectivas da plataforma Nilo Peçanha: regulação e emancipação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, e07594, 2022.

REIS, Fábio Augusto Gomes Vieira; GIORDANO, Lucilia do Carmo; CERRI, Eugênio Leandro Silva; MEDEIROS, Gerson Araújo de. Contextualização dos cursos superiores de meio ambiente no Brasil: engenharia ambiental, engenharia sanitária, ecologia, tecnólogos e sequenciais. Engenharia Ambiental - Espírito Santo do Pinhal, v. 2, n. 1, p. 005-034, 2005.

RUA, Emilio; SOUZA, Paulo Sérgio Alves de. Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Química e Estudos Regionais. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 95–100, 2010.

SANTANA, Santina Rodrigues; DANTAS FILHO, Jerônimo Vieira; FIGUEIREDO, Fabiano Moreira; COLOMBO, Grécica Mariana; BRESSAN, Vanessa da Silva; SOUZA, Eliasmar da Silva de; NOGUEIRA, Wesclen Vilar. Educação Ambiental: fomentando mudanças de atitude. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 19, n. 2, 2024.

TÉCNICO em meio ambiente. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – IF SUDESTE MG CAMPUS BARBACENA, 2024. Disponível em: https://sig.ifsudestemg.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=8444&lc=pt_BR&nivel=T. Acesso em: 02 mar. 2024.

TÉCNICO em meio ambiente. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – IF SUDESTE MG CAMPUS BOM SUCESSO, 2024. Disponível em: https://sig.ifsudestemg.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?lc=pt_BR&id=200. Acesso em: 10 mar. 2024.

TÉCNICO em meio ambiente. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS – IF SUL DE MINAS CAMPUS MUZAMBINHO, 2024. Disponível em: https://cursos.muz.ifsuldeminas.edu.br/meio-ambiente. Acesso em: 24 fev. 2024.

TÉCNICO em meio ambiente. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS – IFMG CAMPUS OURO PRETO, 2024. Disponível em: https://ouropreto.ifmg.edu.br/ouropreto/cursos/tecnico/tec-meioambiente-s. Acesso em: 15 mar. 2024.

Downloads

Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ABRÃO, Ana Letícia Santos; FARIA, Jenniffer Cecília Noronha de; PEREIRA, Cláudio Alves. Abordagens à temática ambiental por Cursos Técnicos em Meio Ambiente: um olhar sobre os Institutos Federais de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 250–273, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16592. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16592. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-29
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01