Educação Ambiental: compreendendo suas práticas pedagógicas na Educação Indígena no Brasil por meio de uma revisão bibliográfica

Autores

  • Matheus Bezerra de Oliveira Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16576

Palavras-chave:

Educação Indígena; Legislação; Educação Ambiental.

Resumo

O ensino da Educação Ambiental – EA é garantida por lei através do artigo 225, inciso VI da Constituição Federal e demais leis infraconstitucionais, inclusive em âmbito Estadual e Municipal, no entanto o que se percebe na prática é uma realidade diversa da presente em toda extensa legislação que regulamenta o ensino da EA no Brasil. O presente estudo busca por meio de uma Revisão Bibliográfica que abarca todas as publicações encontradas nas plataformas pesquisadas até o mês de junho de 2019 para compreender a que passo anda a Educação Ambiental para povos indígenas no Brasil, tendo em vista que esses povos tradicionais não possuem historicamente um comportamento ecológico, porém possuem relação intrínseca com o meio ambiente. Os resultados e discussão foram apresentados em três categorias: 1) Objetivos da Pesquisas abordadas 2) Metodologias Aplicadas 3) Resultados encontrados. Sugerem-se , que sejam realizados futuros trabalhos a fim de investigar a fundo os principais problemas ambientais presentes em cada localidade, e de que forma a EA pode ajudar a solucioná-los, promovendo melhorias na vida dessas comunidades, por meio de um processo do empoderamento dos estudantes e profissionais da educação para que atuem como modificadores da realidade social.

Biografia do Autor

  • Matheus Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Mestrando em Ciências e Tecnologias Ambientais do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais – PPGCTA da UFSB. Porto Seguro, BA, Brasil

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Matheus Bezerra de. Educação Ambiental: compreendendo suas práticas pedagógicas na Educação Indígena no Brasil por meio de uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 500–511, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16576. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16576. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-16
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01