Educação Ambiental: ferramenta importante para a preservação do bioma Caatinga

Autores

  • Juraleson Leite Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Paulo Roberto Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Wilson Oliveira Carneiro Reis Universidade Federal do Vale do São Francisco https://orcid.org/0009-0001-9229-4688

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16565

Palavras-chave:

Ações Antrópicas, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Frente às alterações climáticas, à redução da biodiversidade e outras ações antrópicas cometidas contra o bioma Caatinga, é imprescindível promover uma formação ambiental para os estudantes dessa região. O objetivo do presente artigo é enfatizar a importância da Educação Ambiental e da escola do campo na preservação dos recursos naturais da Caatinga. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativa e exploratória. Os resultados indicaram que as escolas do campo são fundamentais para desenvolver conhecimentos relevantes para os alunos, unindo teoria e prática. A Educação Ambiental fomenta uma consciência crítica sobre o uso dos recursos naturais, promovendo práticas sustentáveis que preservem a biodiversidade e a cultura, além de ajudar a reduzir os impactos negativos das atividades humanas no bioma Caatinga.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduação em Ciências Sociais, com área de concentração em Ciência Política. Mestrado e Doutorado em Sociologia, na linha de Sociologia do Desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Epecialização em Gestão de Políticas Públicas e Sociais e Especialização em Nutrição e Saúde, pela Faculdade do Iguaçu (PR). Atualmente é professor Associado do Colegiado de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. 

  • Wilson Oliveira Carneiro Reis, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Pós Graduação em Desenvolvimento Humano em Gestão de Pojetos pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil. Técnico em Mineração pelo CENTRO TECNICO PROFISSIONAL, CETEP - PILAR, Brasil. Supervisor de Geologia pela Empresa Ero Brasil Caraiba ( com experiência Pilotagem de Drones, Mapeamento Aereo Topografico com Drones e Adminstração e Técnicas Comerciais . Atualmente é professor CETEP-PILAR, nas disciplinas de Mineração e Meio Ambiente, Estabilidade e Desmonte de Rocha, Opereção de Lavra de Mina e Higiene e Segurança do Trabalho.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Juraleson Leite; RAMOS, Paulo Roberto; REIS, Wilson Oliveira Carneiro. Educação Ambiental: ferramenta importante para a preservação do bioma Caatinga. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 190–204, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16565. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16565. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-14
Aprovado 2024-06-26
Publicado 2024-10-01