Literatura infantil como ferramenta de sensibilização ambiental e desenvolvimento de inteligências múltiplas

Autores

  • Patricia da Costa Kunt Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Gabriele Cristine Leite Sales Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação https://orcid.org/0009-0003-7395-1042
  • Jeanice Back Andrade Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16550

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Biodiversidade de aves, Anos iniciais

Resumo

A teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner caracteriza oito tipos de inteligência, dentre elas, a inteligência naturalista. Para desenvolver essa habilidade, é importante que as crianças possam ter experiências ao ar livre. Porém, devido ao modo de vida atual, geralmente desconectado do meio natural, as leituras que tratam da natureza podem ser uma forma alternativa para desenvolver essa intimidade. Neste estudo apresentamos os benefícios da sensibilização ambiental e do desenvolvimento de inteligências múltiplas em um projeto interdisciplinar em que utilizamos o livro “Passarinhos da Mata Atlântica”, de Cristina Santos.

Biografia do Autor

  • Gabriele Cristine Leite Sales, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação

    Licenciada em Pedagogia. Especialista em Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. 

  • Jeanice Back Andrade, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação

    Licenciada em Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. 

Referências

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KUNT, Patricia da Costa; SALES, Gabriele Cristine Leite; ANDRADE, Jeanice Back. Literatura infantil como ferramenta de sensibilização ambiental e desenvolvimento de inteligências múltiplas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 207–218, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16550. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16550. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-10
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01