A função social da Educação Ambiental na promoção da participação em programas voltados à conservação da biodiversidade

Autores

  • Greici Maia Behling Universidade Federal de Pelotas
  • Gustavo Corrêa de Arruda Rastro Selvagem

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.16548

Palavras-chave:

Preservação Ambiental, Cidadania, Processos Participativos

Resumo

O artigo analisou o processo participativo na elaboração do Programa de Educação Ambiental do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia, visando descrever o processo, analisar a participação popular e a distribuição feminina nas etapas. Os dados qualitativos foram coletados por meio de observação participante e diário de campo, analisados via análise temática, e os quantitativos pela estatística descritiva. Houve preponderância da participação do executivo municipal (24,5%), do setor educacional (32,2%), e das comunidades quilombolas (7%). A participação cidadã variou em níveis de poder, com predominância feminina (59,2%). Concluiu-se sobre a importância de canais democráticos e do compromisso dos atores envolvidos para ampliar os processos de aprendizagem sociais e institucionais.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BEHLING, Greici Maia; ARRUDA, Gustavo Corrêa de. A função social da Educação Ambiental na promoção da participação em programas voltados à conservação da biodiversidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 8–27, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.16548. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16548. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-04-09
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2025-02-01