O potencial educacional do patrimônio natural de Pirenópolis (GO)

Autores

  • Oona Yasmina de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Goiás
  • Poliene Soares dos Santos Bicalho Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16544

Palavras-chave:

Áreas naturais; Educação Ambiental; Potencialidade Educacional; Cerrado.

Resumo

O município de Pirenópolis (GO) possui várias unidades de conservação, com diversos atrativos naturais abertos à visitação turística. A pesquisa visa investigar o potencial educacional existente nestas áreas naturais na sua relação com as escolas locais. Realiza-se análise qualitativa e quantitativa desse potencial, de acordo com a visão de gestores e proprietários dessas áreas, por meio de questionário e entrevista. Apoiou-se nos critérios da metodologia elaborada por Brilha (2016), de forma parcial. Diante disso, verifica-se que as áreas naturais pesquisadas possuem potencialidade educacional e raramente são acessadas pelas escolas locais, assim como, observa-se que possuem grande uso turístico e pouco uso educacional.

Biografia do Autor

  • Oona Yasmina de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda no Programa de Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER/UEG), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Evangélica de Goiás, professora aposentada da Rede Pública no Estado de Goiás, trabalha com ecoturismo em Reserva Particular do Patromônio Natural (RPPN). 

  • Poliene Soares dos Santos Bicalho, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em História Social pela Universidade de Brasília, mestre em História pela Universidade Federal de Goiás, graduação em História pela Universidade Federal de Goiás, coordenadora e professora no Programa de pós graduação Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG).

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOMES, Oona Yasmina de Oliveira; BICALHO, Poliene Soares dos Santos. O potencial educacional do patrimônio natural de Pirenópolis (GO) . Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 294–313, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16544. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16544. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-10
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01