Concepções ambientais de atores sociais residentes no entorno do Parque Nacional do Iguaçu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16539

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Educação Ambiental, Problema Ambiental, Unidades de Conservação

Resumo

Este estudo investigou concepções ambientais de atores sociais que interagem com o Parque Nacional do Iguaçu (PR). A pesquisa possui natureza qualitativa e a constituição dos dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário. Os dados foram analisados em consonância com a Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que, apesar da predominância da concepção crítica de Educação Ambiental, a maioria dos participantes expressou uma visão naturalista de meio ambiente e uma dissociação entre problemas sociais e ambientais, destacando a necessidade de envolver a população para ampliar o conhecimento sobre a importância da conservação da biodiversidade, mitigar conflitos socioambientais e aprimorar as potencialidades territoriais.

Biografia do Autor

  • Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2013. Formada em Ciências Biológicas (2005), com especialização em Educação e Gestão Ambiental (2012), e doutorado em Biologia Comparada pela UEM (2012). Atuou durante 7 anos (2004 - 2010) como professora da Educação Básica na rede pública estadual do estado do Paraná. Foi coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2017 e 2018, e do programa Residência Pedagógica de 2019 a 2021. Possui experiência em pesquisa e docência na área da Ecologia e Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação dos recursos naturais, educação ambiental não formal em unidades de conservação e formação de professores. Atualmente é coordenadora da Câmara Temática de Educação Ambiental e do Projeto Político Pedagógico Mediado pela Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu, além de ser membro da Comissão Interinstitucional Estadual de Educação Ambiental (CIEA) no estado do Paraná.

  • Ana Tiyomi Obara, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1987), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992) e Doutora em Ciências pela UFSCar (1999). Foi docente colaboradora no Departamento de Tecnologia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (1999-2000). É Professora Associada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá - UEM, na área de Ensino, de 2000 até o presente. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Educação Ambiental e Ensino de Ciências, atuando, principalmente, com os seguintes temas: formação de professores, didática no ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental em escolas, unidades de conservação e comunidades. Em 2003, criou o Grupo de Estudo, Pesquisa e Disseminação do Ensino de Ciências e Biologia e da Educação Ambiental - SEMINARE. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM no biênio 2011-2013 e Pró-Reitora de Ensino na UEM na gestão 2014-2018. Pesquisadora Associada, desde dezembro de 2018, do Centre de recherche en éducation et formation relative à lenvironnement et à lécocitoyenneté da Universidade do Quebéc em Montreal - UQAM.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RODRIGUES, Karlen; SEREIA, Diesse Aparecida de Oliveira; OBARA, Ana Tiyomi. Concepções ambientais de atores sociais residentes no entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 282–301, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16539. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16539. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-08
Aprovado 2024-07-31
Publicado 2024-10-01