Conhecimento de estudantes do Ensino Médio sobre plantas alimentícias não convencionais e uso do jogo “Batalha das PANCs” como ferramenta didática

Autores

  • Helena de Oliveira Benedito Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal da Bahia
  • Catarina Siqueira Mosquera Martinez Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia
  • José Geraldo de Aquino Assis Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16522

Palavras-chave:

Educação, Educação Ambiental, Soberania alimentar, Agrobiodiversidade, Impercepção botânica

Resumo

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são um importante recurso genético para promoção da soberania alimentar e transição sustentável dos sistemas agroalimentares. Considerando a necessidade de difundir este conhecimento, o presente estudo avaliou a funcionalidade didática do jogo “Batalha das PANC”. Foram feitas intervenções em duas unidades da rede estadual de ensino em Salvador (BA), com estudantes do Ensino Médio. Os questionários indicaram que os estudantes possuíam pouco conhecimento prévio acerca do assunto, e que após o jogo foram capazes de realizar associações entre as plantas e suas características, também declarando ter gostado da experiência lúdica e se interessado mais pelo tema.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BENEDITO, Helena de Oliveira; MARTINEZ, Catarina Siqueira Mosquera; ASSIS, José Geraldo de Aquino. Conhecimento de estudantes do Ensino Médio sobre plantas alimentícias não convencionais e uso do jogo “Batalha das PANCs” como ferramenta didática. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 472–487, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16522. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16522. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-02
Aprovado 2024-09-05
Publicado 2024-10-01