Educação Ambiental na formação inicial de professores de Ciências da Natureza: um estado do conhecimento

Autores

  • Vanessa Cléia Palinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16373

Palavras-chave:

Concepção crítica, teses, dissertações, ambientalização curricular

Resumo

A presente pesquisa trata-se uma revisão bibliográfica tipo estado do conhecimento, tendo como objetivo realizar um levantamento sobre a Educação Ambiental (EA) no Ensino de Ciências pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), identificamos que as pesquisas sobre EA apresentam uma concepção crítica, com questões voltadas à sensibilização ambiental, na busca pela compreensão das causas, contextos e implicações profundas. Portanto, para que a EA tenha viés crítico é necessário investir na formação inicial de professores e promover uma ambientalização curricular, capaz de integrar a EA em todos os níveis e áreas educacionais.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PALINSKI, Vanessa Cléia; BERVIAN, Paula Vanessa. Educação Ambiental na formação inicial de professores de Ciências da Natureza: um estado do conhecimento. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 487–504, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16373. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16373. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-02-25
Aprovado 2024-07-07
Publicado 2024-08-01