A teoria e a prática da Educação Ambiental, da cultura escolar e da sustentabilidade

Autores

  • Carina de Borba Flores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Jacques André Grings Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Ana Paula Ferreira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.16122

Palavras-chave:

Meio ambiente; Materiais orgânicos; Materiais Plásticos.

Resumo

O artigo apresenta como objetivo uma proposta de Educação Ambiental junto aos estudantes do IFRS Campus Rolante, buscando conscientizá-los sobre a importância da destinação correta dos resíduos e consolidar uma cultura de respeito do meio ambiente. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, utilizando como método a pesquisa-ação. Os resultados evidenciaram que as ações de conscientização junto à comunidade escolar do IFRS Campus Rolante alcançaram o objetivo proposto, pois diminuiu de forma considerável a incidência de resíduos plásticos junto aos materiais orgânicos. Espera-se que o respeito ao meio ambiente possa fazer parte da cultura do Campus, porém reconhece-se a necessidade de ações contínuas de Educação Ambiental que busquem fortalecer essa nova cultura.

Biografia do Autor

  • Carina de Borba Flores, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

    Técnica em Recursos Humanos.

  • Jacques André Grings, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

    Mestre em Desenvolvimento Regional. Professor EBTT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rolante.

  • Ana Paula Ferreira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

    Doutora em Administração. Professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rolante.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

FLORES, Carina de Borba; GRINGS, Jacques André; ALVES, Ana Paula Ferreira. A teoria e a prática da Educação Ambiental, da cultura escolar e da sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 239–259, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.16122. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16122. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-01-09
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01