Filmes comerciais de Educação Ambiental e o ensino de ciências

Autores

  • Elisangela Ferreira dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo https://orcid.org/0009-0007-8581-5207
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.16112

Palavras-chave:

mídia, ciências, escola, socioambiental

Resumo

Neste estudo reforçamos a relação dos conteúdos de Ciências com foco na Educação Ambiental (EA) com auxílio dos recursos midiáticos para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, tendo a EA como um tema transversal. A metodologia consistiu em selecionar artigos da Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) entre 2018 e 2022 sobre o uso de filmes comerciais com foco em EA. E teve por objetivo analisar a importância do uso dos filmes de EA quanto aos aspectos da relação e compreensão no ensino de Ciências. Portanto, foram encontrados seis filmes possíveis de contextualização e problematização para trabalho da EA em contexto escolar, envolvendo a criticidade das ações antrópicas.

Biografia do Autor

  • Elisangela Ferreira dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Acadêmico do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente é bolsista no Programa de Educação Tutorial PETCiências, UFFS, campus Cerro Largo - RS e atuou como voluntário(a) no Projeto de Pesquisa intitulado:ADEQUAÇÃO A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DA VEGETAÇÃO EMPROPRIEDADES RURAIS EM CERRO LARGO, RS. Bolsista do Programa Tutorial (PETCiências)

  • Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Possui Graduação em Ciências, Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2015). Tem experiência na área de Química, com ênfase também no Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Educação Ambiental; Experimentação no Ensino de Ciências; Avaliação Educacional; Políticas Educacionais e Currículo. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Química até 2018 e subprojeto Biologia até 2019. Atualmente é professora de Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Química Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenadora Geral da Revista Insignare Scientia (RIS) e Coordenadora adjunta do PPGEC.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Elisangela Ferreira dos; UHMANN, Rosangela Inês Matos. Filmes comerciais de Educação Ambiental e o ensino de ciências. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 36–51, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.16112. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16112. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-01-08
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01