Sustentabilidade e o uso de indicadores sustentáveis como método de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.16083

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Indicadores de Sustentabilidade, Meio Ambiente

Resumo

Este artigo teve como objetivo examinar como o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) é aplicado por meio do uso de Indicadores de Sustentabilidade (IS). A revisão sistemática da literatura adotou procedimentos metodológicos participativos com diversos atores do contexto prático, utilizando critérios de inclusão e exclusão para selecionar textos científicos relevantes dos últimos 20 anos, tanto em português quanto em inglês. Observou-se que o processo de aplicação dos IS teve início em comunidades escolares no sul do país e se expandiu para outros territórios, envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais. Conclui-se que os IS não apenas possuem um caráter pedagógico, mas também representam uma oportunidade para autoavaliação, automonitoramento e implementação da EA em ambientes rurais. Em síntese, este estudo destaca a importância dos IS como ferramentas que não apenas avaliam a sustentabilidade, mas também fortalecem a prática da EA, capacitando indivíduos a adotarem comportamentos mais sustentáveis e contribuírem para um futuro ambientalmente consciente e equilibrado.

Biografia do Autor

  • Marcos Victor do Carmo Loiola, Universidade do Estado da Bahia

    Doutorando no PPGADT.

  • Marcos Antonio Vanderlei Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Doutor em Agronomia.  Docente na Universidade do Estado da Bahia.

  • Valdineide Reis Sousa, Universidade do Estado da Bahia

    Doutoranda pelo PPGADT.

  • Luama Soraia Coelho Lins, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Docente do curso de Administração na UPE.

  • Luiz Antonio Costa de Santana, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Doutor em Direito Constitucional pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora - UNLZ. Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Referências

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. How schools do policy: Policy enactments in secondary schools. Routledge, 2016.

BOOTH, A., SUTTON, A., PAPAIOANNOU, D. Systematic Approaches to a Successful Literature Review. 2 ed. Londres. (Inglaterra): SAGE Publications Ltd. 2016, p. 336. Disponível em: https://eprints.whiterose.ac.uk/105755/ Acesso em: 1 may. 2023.

CETRULO, T. B.; MOLINA, N. S.; MALHEIROS, T. F. Indicadores de sustentabilidade: proposta de um barômetro de sustentabilidade estadual. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, São Paulo, v. 1, n. 30, p. 33-45, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 2001.p. 44-45.

GAVIAO, L. O.; LIMA, G. B. A. Indicadores de sustentabilidade para a educação básica por modelagem fuzzy. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 274–297, 2015. DOI: 10.5902/2236117015416.

GONÇALVES, J.; DE OLIVEIRA, T.; GONÇALVES, M. Educação Ambiental e seus desdobramentos hoje no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 4, p. 247–260, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.13162.

KEMERICH, P. D. da C.; RITTER, L. G.; BORBA, W. F. de. Indicadores de sustentabilidade ambiental: métodos e aplicações. Revista Monografias Ambientais, v. 13, n. 4, p. 3718–3722, 2014.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 6. ed. Campinas: Alínea, 2017.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Questões ontológicas e metodológicas da Educação Ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. Rio Grande, v. 36, n. 1, p.79-95, jan./abr. 2019.

MAYER, J. D.; CARUSO, D.; SALOVEY, P. Emotional Intelligence Meets Traditional Standards for an Intelligence. Intelligence, v. 27, n. 4, 2000, p.267-298.

MENÊZES, A. K. M. de; MARTINS, M. de F. Connections between theme Development Objectives Sustainable (SDG), Sustainability Indicators and Sustainable Municipal Management: A systematic review of contemporary literature. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e57810515309, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.15309.

MINAYO, M. C. de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In. MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F. GOMES, R. (Org).

Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MUSSI, F. B.; SCHWARZBACH, L. C.; DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, A. M. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 36, n. 2, p. 126–147, 2019.

OLIVEIRA, G. N. de; GENOVESE, C. L. de C. R.; ARAÚJO, M. P. M. Educação Ambiental e Sustentabilidade: uma leitura crítica da influência da mídia sob a ótica da indústria cultural. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 3, p. 345–364, 2023.

PÁVEL VÁZQUEZ et al. An Entangled Model for Sustainability Indicators. PLoS ONE. v. 10, n. 8, p. e0135250–e0135250, 21 ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0135250. Acesso em: 18 abr. 2023.

RAYMUNDO, W. et al. Indicadores de sustentabilidade no contexto da Educação Ambiental: Uma revisão sistemática da literatura. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 8, n. 1, p. 146-167, 2019.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. Brasiliense. 2006.

SANCHES, F. C.; SCHMIDT, C. M. Indicadores de Sustentabilidade Ambiental: Uma Análise das Práticas Sustentáveis em Empreendimentos de Turismo Rural. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 37, p. 89–114, 2016. DOI: 10.21527/2237-6453.2016.37.89-114.

SANTOS, B. S. Globalização e as ciências sociais. Cortez Editora, 2001.

SOBRAL, M. de M. A importância do pensamento reflexivo crítico e criativo na Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 9, n. 2, p. 314–343, 2014.

SORRENTINO, M., et al. Educação Ambiental e participação: Políticas públicas, formação e intervenção. Cortez Editora. 2005.

STERLING, S. Sustainable education: Re-visioning learning and change. Schumacher Briefings. 2001.

TAVARES, F. B. R.; SOUSA, F. C. de F.; SANTOS, V. Érica da S. The environmental education with a transdisciplinary perspective in the context of the Brazilian legislation. Research, Society and Development, v. 7, n. 12, p. e2712478, 2018.

TILBURY, D.; WORTMAN, D. Engaging people in sustainability. Earthscan. 2004.

VIEIRA, R. C. S.; CAMPOS, M. C. M. O uso de indicadores de sustentabilidade para a Educação Ambiental na formação de professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 111, p. 358-376, 2021.

VIRGENS, R.A. A Educação Ambiental no Ambiente Escolar. Universidade de Brasília, UNB. Brasília, 2011.

WAAS, T.; HUGÉ, J.; BLOCK, T.; WRIGHT, T.; BENITEZ-CAPISTROS, F.; VERBRUGGEN, A. Sustainability assessment and indicators: Tools in a decision-making strategy for sustainable development. Sustainability, v. 6, n. 1, p. 5512-5534, 2014.

WALS, A. E. J.; JICKLING, B. "Sustainability" in higher education: From doublethink and newspeak to critical thinking and meaningful learning. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 3, n. 3, 2002. p. 221-232.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOIOLA, Marcos Victor do Carmo; SILVA, Marcos Antonio Vanderlei; SOUSA, Valdineide Reis; LINS, Luama Soraia Coelho; SANTANA, Luiz Antonio Costa de. Sustentabilidade e o uso de indicadores sustentáveis como método de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 220–238, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.16083. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16083. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-01-02
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01