O ensino investigativo e a Educação Ambiental: os microplásticos como tema gerador

Autores

  • Rayane Borges Ananias dos Santos Oliveira Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Andressa Noronha Barbosa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16055

Palavras-chave:

Meio ambiente, poluição, plásticos

Resumo

Com o objetivo de estimular os estudantes a elaborar hipóteses, bem como buscar soluções para resoluções de problemas, as Sequências de Ensino Investigativas (SEI) têm demonstrado potencial didático ao serem aplicadas à estudantes do nível fundamental de ensino, essencialmente naqueles das turmas de ciências. As SEI possibilitam maior interação e envolvimento dos estudantes nas aulas, tornando-os protagonistas do processo ensino-aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao conhecimento científico. Essa metodologia foi aplicada em três etapas em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, com a temática “plásticos e microplásticos nos ecossistemas aquáticos”. Os estudantes demonstraram motivação e assumiram o papel de protagonistas em seus próprios processos de aprendizagem. Eles também aprimoraram seu pensamento crítico e foram capazes de levantar hipóteses sobre problemas do cotidiano, como a geração e o descarte inadequado de resíduos, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes em relação às questões ambientais. Dessa maneira, os alunos exploraram a interface da Educação Ambiental, evidenciando sua importância no ensino de ciências para os anos finais do ensino fundamental, de forma prazerosa tanto para o ensino quanto para a aprendizagem. Esses dados mostram que as SEIs promovem um aprendizado dinâmico, envolvente e conectado à prática científica, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para pensar criticamente e agir de forma autônoma diante de problemas complexos.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Rayane Borges Ananias dos Santos; SILVA, Andressa Noronha Barbosa da. O ensino investigativo e a Educação Ambiental: os microplásticos como tema gerador. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 380–393, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16055. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16055. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2023-12-23
Aprovado 2024-09-03
Publicado 2024-10-01