O Lago Pedagógico na E.E. Prof. José Monteiro Boanova, SP: aprendizados a partir da experiência de sua construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.16041

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Manejo de Água, Educação Ambiental, Ambiente Escolar, Escola Sustentável

Resumo

A Escola Estadual “José Monteiro Boanova”, São Paulo (SP), adota a sustentabilidade como um dos eixos do seu Projeto Político Pedagógico. Este texto apresenta o contexto da escola e o processo de construção de um lago pedagógico, desde seu planejamento, em 2021, até sua finalização, em 2022. Também descreve a participação dos diversos atores da comunidade escolar de forma integrada ao desenvolvimento do projeto. Por fim, reflete sobre os aprendizados adquiridos ao longo do processo, que, embora muito rico e inovador trouxe uma série de desafios. Além de funcionar como uma sala de aula ao ar livre, o lago é um laboratório de técnicas sustentáveis ou tecnologias verdes para os estudantes do Itinerário Formativo “Meu Papel no Desenvolvimento Sustentável”. Também se tornou um ambiente agradável para contemplação. Este artigo é um relato de experiência, elaborado a partir da participação ativa de uma das autoras em todo o processo o e da consulta a documentos. Espera-se que ele possa inspirar outras escolas a construir seus próprios lagos pedagógicos.

Biografia do Autor

  • Solania Horti Neri dos Santos, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Região Sul 1

    Bacharel e licenciada em sociologia, pedagoga, historia e geografia.
    Pós-graduada em Educação e Direitos Humanos e Educação Socioambiental e Sustentabilidade
    Atualmente trabalha como Professora Especialista em Currículo - Programa CONVIVA SEDUC SP na Diretoria de Ensino Sul 1. Trabalha na Educação Básica, desde 2006 tendo sido professora, coordenadora vice-diretora e Diretora Escolar.

  • Andrea Rabinovici, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

    Bacharel e licenciada em ciências sociais com ênfase em antropologia (IFCH/Unicamp), Mestra em Ciência Ambiental (PROCAM/USP) e Doutora em Ambiente e Sociedade (NEPAM/Unicamp). Foi Pró-reitora de assuntos estudantis, chefe de gabinete e vice-reitora da Unifesp. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Ambientais e do Programa de Pós-graduação em Análise Ambiental Integrada do Campus Diadema da Unifesp e Vice-coordenadora da Cátedra Sustentabilidade da Unifesp.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SANTOS, Solania Horti Neri dos; RABINOVICI, Andrea. O Lago Pedagógico na E.E. Prof. José Monteiro Boanova, SP: aprendizados a partir da experiência de sua construção. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 163–187, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.16041. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16041. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2023-12-19
Aprovado 2024-12-20
Publicado 2025-04-01