Impactos da participação em projetos de Educação Ambiental na avaliação dos serviços públicos: uma análise das populações tradicionais de pescadores artesanais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.16015

Palavras-chave:

Censo da pesca, PEA-PESCARTE, Pesca artesanal, Avaliação de serviços Publicos, Modelos hierarquicos multiniveis

Resumo

Este artigo analisa o impacto da participação em projetos de educação ambiental na avaliação dos serviços públicos, mais especificamente, como populações tradicionais de pescadores artesanais avaliam os serviços públicos ofertados em municípios produtores de petróleo e gás. Por meio de análises estatísticas foram testadas hipóteses sobre impactos das variáveis de participação em PEA, renda, escolaridade, cor, sexo e ambiente de pesca nas avaliações de serviços públicos. Os resultados apontam que os serviços de educação e postos de saúde são os mais bem avaliados, enquanto ambulância, farmácia municipal e cultura são os piores. Os modelos econométricos hierárquicos multiníveis sugerem que a renda dos pescadores artesanais é um dos mais importantes preditores da avaliação de serviços públicos.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEIXOTO, Vitor de Moraes; OLIVEIRA, Bruna Gomes de; LEITE, Davi Athaydes; BASTOS, Gisele Braga. Impactos da participação em projetos de Educação Ambiental na avaliação dos serviços públicos: uma análise das populações tradicionais de pescadores artesanais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 171–187, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.16015. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16015. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2023-12-13
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01