Educação Ambiental em Angola: um olhar na concepção de professores da Escola de Ensino Primário e Secundário São Pedro

Autores

  • Moisés António Augusto Panzo Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB https://orcid.org/0000-0003-4287-9036

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15975

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escolas., Aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve como propósito analisar as percepções dos professores sobre a Educação Ambiental em Angola, com ênfase na sua relevância e na identificação dos obstáculos enfrentados durante sua implementação. A pesquisa foi conduzida na Escola São Pedro, localizada em Luanda-Cacuaco. Utilizou-se uma abordagem exploratória e qualiquantitativa, envolvendo dezesseis professores de diversas disciplinas por meio de questionários. Os dados obtidos foram interpretados à luz dos objetivos da pesquisa e das teorias pertinentes. Os resultados destacaram os principais desafios enfrentados pelos professores, desde os métodos pedagógicos adotados até as percepções individuais de cada docente sobre a relevância da Educação Ambiental. O estudo evidenciou a complexidade e a importância da Educação Ambiental para os professores, apontando para a necessidade de estratégias mais eficazes de integração desses conteúdos no currículo escolar.

Biografia do Autor

  • Moisés António Augusto Panzo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 

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Publicado

01-06-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PANZO, Moisés António Augusto; NUNES, Reginaldo de Oliveira. Educação Ambiental em Angola: um olhar na concepção de professores da Escola de Ensino Primário e Secundário São Pedro. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 3, p. 147–163, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.15975. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15975. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2023-12-03
Aprovado 2024-04-01
Publicado 2024-06-01