O ensino da química verde para a conscientização ambiental e incentivo a uma boa conduta na manipulação de produtos químicos

Autores

  • Edjane Vieira Pires Universidade Estadual de Alagoas
  • Marciléia Camilo de Lima Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15934

Palavras-chave:

PIBID; química; ensino

Resumo

Este artigo relata uma experiência com atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID. O objetivo deste trabalho foi trazer, para uma turma do terceiro ano do ensino médio, a visão geral acerca da Química Verde (QV). Para isso, houve momentos de dinâmicas com artigo científico (tornando possível esclarecer: o que, de fato, é Química Verde, qual a importância, qual a diferença em relação à química ambiental etc.), aplicação de questionários, bem como a realização de experimentos. Constatou-se que a maioria ainda não havia tido contato com esse conteúdo e que eles se tornaram capazes de sugerir ações assertivas no contexto da QV. Portanto, é importante que esse assunto seja mais explanado na rotina da educação básica, pois de “lá” sairão profissionais que precisam praticar boas condutas de controle, manuseio e descarte de produtos químicos.

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Publicado

01-06-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PIRES, Edjane Vieira; LIMA, Marciléia Camilo de. O ensino da química verde para a conscientização ambiental e incentivo a uma boa conduta na manipulação de produtos químicos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 3, p. 106–116, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.15934. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15934. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2023-11-22
Aprovado 2024-04-01
Publicado 2024-06-01