Análise textual discursiva e a Educação Ambiental

Autores

  • Andreia Castro de Sousa França Instituto Federal de Educação do Maranhão
  • Jackgrayce Dutra Nascimento Instituto Federal de Educação do Maranhão-IFMA
  • Wellyson da Cunha Araújo Firmo Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15866

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva; Educação Ambiental; Aprendizagem; Cidadão crítico.

Resumo

Este artigo ressalta a importância da Educação Ambiental (EA) e seu compreender sobre o olhar da Análise Textual Discursiva (ATD), e teve como objetivo principal mapear os trabalhos publicados no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2012 a 2022. Para isso, utilizou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, com características de pesquisa descritiva. Conclui-se que existem poucos trabalhos científicos que envolvam o tema ATD e EA, o que faz refletir sobre a sua recente perda de espaço no currículo da Educação Básica, e que o compreender sobre a EA precisa de mais força e mais pesquisas relacionadas com a sua importância como formadora e transformadora crítica do cidadão.

Biografia do Autor

  • Andreia Castro de Sousa França, Instituto Federal de Educação do Maranhão
    Farmacêutica, Professora EBTT de Biologia no Instituto Federal de Educação do Maranhão, Mestra em Biodiversidade Ambiente e Saúde (UEMA), e Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (UFPA-REAMEC).
  • Jackgrayce Dutra Nascimento, Instituto Federal de Educação do Maranhão-IFMA

    Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA - Campus Pinheiro. Doutoranda do Programa em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC/UFPA 2021-2025), mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas (UFMA /2010). Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: sustentabilidade socioambiental, educação ambiental, recursos hídricos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, Educação Ambiental e Conservação.

  • Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Universidade Estadual do Maranhão

    Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-graduação. Graduado em Farmácia pela Faculdade de Imperatriz. Formação Pedagógica em Biologia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Docente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Docente do Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicadas à Saúde da Universidade Ceuma. Possui experiência nas áreas de assistência e atenção farmacêutica, saúde pública, bioquímica, farmacologia, microbiologia, parasitologia, produtos naturais e ciências ambientais.

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Publicado

01-06-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRANÇA, Andreia Castro de Sousa; NASCIMENTO, Jackgrayce Dutra; FIRMO, Wellyson da Cunha Araújo. Análise textual discursiva e a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 3, p. 68–78, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.15866. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15866. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2023-11-02
Aprovado 2024-04-01
Publicado 2024-06-01