Educação Ambiental e arte por instrução no contexto do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15799

Palavras-chave:

Arte-Educação-Ambiental, experiência estética, memória afetiva

Resumo

O presente estudo relata as atividades desenvolvidas em um trabalho de conclusão de curso de Ciências Biológicas, com a temática Educação Ambiental através da arte por instruções, na Universidade Federal do Paraná-Setor Palotina, realizadas em 2023 com um grupo de alunos do curso de Ciências Biológicas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de observações, relatos e ilustrações dos participantes. Os resultados identificaram que a arte por instrução se mostra promissora ao despertar a sensibilização ambiental através do resgate de memórias e vivências, valores e sentidos relacionados ao meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Luiza Ceron Rosa, Universidade Federal do Paraná

    Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes.

     

  • Sonia Mara Samsel Geraldo, Universidade Federal do Paraná

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Mestra em Educação pelo mesmo programa (2021). O foco das pesquisas articulam o ensino das artes visuais com a educação ambiental pelo viés ecofenomenológico. Estudante no Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade - GPEACS. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná - FAP (2018).

  • Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

    Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq. É membro (Affiliate member) do Education, Environment and Sustainability (EES) Faculty Research Group da Monash University (Melbourne, Austrália), da Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA -PR), da Rede Brasileiria de Educação Ambiental (REBEA) e Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis (RUPEA). É associada da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA: Tropical Water Research Alliance) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Palotina) e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas/ UFPR.

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Publicado

01-04-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ROSA, Luiza Ceron; GERALDO, Sonia Mara Samsel; IARED, Valéria Ghisloti. Educação Ambiental e arte por instrução no contexto do PIBID. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 432–445, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v9.15799. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15799. Acesso em: 9 jul. 2025.
Recibido 2023-10-13
Aprovado 2024-02-26
Publicado 2024-04-01