Educação Ambiental e arte por instrução no contexto do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15799

Palavras-chave:

Arte-Educação-Ambiental, experiência estética, memória afetiva

Resumo

O presente estudo relata as atividades desenvolvidas em um trabalho de conclusão de curso de Ciências Biológicas, com a temática Educação Ambiental através da arte por instruções, na Universidade Federal do Paraná-Setor Palotina, realizadas em 2023 com um grupo de alunos do curso de Ciências Biológicas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de observações, relatos e ilustrações dos participantes. Os resultados identificaram que a arte por instrução se mostra promissora ao despertar a sensibilização ambiental através do resgate de memórias e vivências, valores e sentidos relacionados ao meio ambiente.

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Biografia do Autor

Luiza Ceron Rosa, Universidade Federal do Paraná

Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes.

 

Sonia Mara Samsel Geraldo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Mestra em Educação pelo mesmo programa (2021). O foco das pesquisas articulam o ensino das artes visuais com a educação ambiental pelo viés ecofenomenológico. Estudante no Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade - GPEACS. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná - FAP (2018).

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq. É membro (Affiliate member) do Education, Environment and Sustainability (EES) Faculty Research Group da Monash University (Melbourne, Austrália), da Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA -PR), da Rede Brasileiria de Educação Ambiental (REBEA) e Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis (RUPEA). É associada da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA: Tropical Water Research Alliance) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Palotina) e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas/ UFPR.

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Rosa, L. C., Geraldo, S. M. S., & Iared, V. G. (2024). Educação Ambiental e arte por instrução no contexto do PIBID. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 432–445. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15799

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-10-13
Aceito: 2024-02-26
Publicado: 2024-04-01