Jogos pedagógicos como ferramenta educacional – "Juruti: domínio das águas"

Autores

  • Marcus Vinicius dos Santos Cunha UENF-Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Anderson Fontes da Silva UENF-Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Miguel Arcanjo Gama Degli Esposti UENF-Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Romulo da Silva Viana UENF-Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Eugênia Totti UENF-Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15645

Palavras-chave:

educação ambiental, recursos hídricos, jogos pedagógicos, graduação, ensino médio

Resumo

O presente relato apresenta a experiência de elaboração de um jogo pedagógico cooperativo, o qual configurou uma transposição didática da temática da governança dos recursos hídricos em um instrumento pedagógico-lúdico. O jogo foi desenvolvido junto aos alunos da disciplina de Educação Ambiental do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Efetuou-se uma análise qualitativa com base em relatos de alunos, professores e gestores das escolas nas quais o jogo foi aplicado. Este artigo é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte, o qual é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Cunha, M. V. dos S., Silva, A. F. da, Esposti, M. A. G. D., Viana, R. da S., & Totti, M. E. (2024). Jogos pedagógicos como ferramenta educacional – "Juruti: domínio das águas". Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 248–260. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15645

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-09-14
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-04-01