As perspectivas de futuro como instrumental analítico para a Educação Ambiental escolar: reflexões e contribuições teórico-metodológicas

Autores

  • Natália Santo Lisboa Universidade Estadual de Campinas, Unicamp https://orcid.org/0000-0003-3577-7488
  • Vânia Maria Nunes dos Santos Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15575

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Crise Socioambiental, Futuridade, Pedagogia Freireana

Resumo

Em um presente marcado por mudanças climáticas, pandemia, extinção de espécies, desigualdades de acesso aos recursos naturais, entre outros problemas que ameaçam a sobrevivência humana e a estabilidade ambiental planetária, se faz necessário e urgente pensar e, especialmente, educar frente ao futuro. O objetivo deste artigo é apresentar e refletir sobre as bases teórico-metodológicas que embasam o uso da perspectiva de futuro como instrumental analítico para a Educação Ambiental no contexto escolar.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Lisboa, N. S., & Santos, V. M. N. dos. (2023). As perspectivas de futuro como instrumental analítico para a Educação Ambiental escolar: reflexões e contribuições teórico-metodológicas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 287–311. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15575

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-08-27
Aceito: 2023-11-14
Publicado: 2023-12-01