Educação para as alterações climáticas: uma revisão bibliométrica na Web of Science

Autores

  • Ricardo Ramos Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança
  • Maria José Rodrigues Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança
  • Nuno Aluai Instituto Politécnico de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15430

Palavras-chave:

Educação, Alterações Climáticas, Revisão Bibliométrica

Resumo

Apesar das evidências apontarem para um destino inóspito causado pelas alterações climáticas antropogénicas, irrefutavelmente relacionadas com os nossos hábitos de consumo, há uma carência de investigações acerca da educação para este problema. Como tal, realizámos uma análise bibliométrica quali-quantitativa na base de dados Web of Science. Segundo os parâmetros utilizados 42 publicações eram elegíveis e, através do Bibliometrix R, percebemos que ocorreu um aumento, nos últimos cinco anos, na produção científica no tema supramencionado. Não obstante, reitera-se a necessidade de se aprofundarem os estudos sobre esta problemática, que pela sua premência e complexidade, urge encontrar novas soluções educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Ramos, Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança

Ricardo Ramos é pesquisador do Centro de Investigação em Educação Básica. Professor desde 2018 no Instituto Politécnico de Bragança. O seu trabalho de investigação centra-se na perceção das pessoas envolvidas no processo educativo acerca das alterações climáticas.

Referências

ADEDEJI, O.; OKOCHA, R.; OLATOYE, O. Global climate change. Journal of Geoscience and Environment Protection, v. 2, n. 2, p. 114-122, 2014.

ALMEIDA, A. S. V. A inclusão da Educação Ambiental nas escolas públicas do estado de Goiás: o caso dos PRAECs. Orientador: Leandro Gonçalves Oliveira. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2011. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/565/1/Dissertacao%20Adriana%20Seabra%20em%20PDF.pdf>.

ANDERSON, A. Climate change education for mitigation and adaptation. Journal of Education for Sustainable Development, v. 6, n. 2, p. 191-206, 2013.

BLUM, N.; NAZIR, J.; BREITING, S.; GOH, K. C.; PEDRETTI, E. Balancing the tensions and meeting the conceptual challenges of education for sustainable development and climate change. Environmental Education Research, v. 19, n. 2, p. 206-217, 2013.

CÂMARA, R.; SANTOS, P.; AZEITEIRO, U. Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria – Ilha de Santa Maria, Açores. CAPTAR, v. 5, n. 1, p. 39-51, 2014.

CARTEA, P. Is there a hole in the ozone layer of your climate change. MÉTODE Science Studies Journal, v. 6, p. 57-62, 2016.

CHEN, X. Why do people misunderstand climate change? Heuristics, mental models and ontological assumptions. Climatic Change, v. 108, n. 1, p. 31–46, 2011.

ClimateClock. Climate Clock. Disponível em: <https://climateclock.world/>. Acedido em: 02 jul. 2023.

COOPER, C. B. Media literacy as a key strategy toward improving public acceptance of climate change science. BioScience, v. 61, n. 3, p. 231-237, 2011.

CORNER, A.; ROBERTS, O.; CHIARI, S.; VÖLLER, S.; MAYRHUBER, E. S.; MANDL, S.; MONSON, K. How do young people engage with climate change?: the role of knowledge, values, message framing, and trusted communicators. WIREs Climate Change, v. 6, n. 5, p. 523–534, 2015.

DALELO, A. Global climate change in geography curricula for Ethiopian secondary and preparatory schools. International Research in Geographical and Environmental Education, v. 20, n. 3, p. 227-246, 2011.

DESHA, C.; ROBINSON, D.; SPROUL, A. Working in partnership to develop engineering capability in energy efficiency. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 283-291, 2015.

DONTHU, N.; KUMAR, S.; MUKHERJEE, D.; PANDEY, N.; LIM, W. M. How to conduct a bibliometric analysis: an overview and guidelines. Journal of Business Research, v. 133, p. 285–296, 2021.

EUROSTAT. The 2017 results of the International Comparison Program: China, US and EU are the largest economies in the world. Disponível em: <https://ec.europa.eu/eurostat/documents/portlet_file_entry/2995521/2-19052020-BP-EN.pdf/bb14f7f9-fc26-8aa1-60d4-7c2b509dda8e>. Acedido em: 10 jul. 2023.

FLORA, J. A.; SAPHIR, M.; LAPPÉ, M.; ROSER-RENOUF, C.; MAIBACH, E. W; LEISEROWITZ, A. A. Evaluation of national high school entertainment education program: The Allience for Climate Education. Climate Change, v. 127, p. 419-434, 2014.

FOSS, A. W.; KO, Y. (2019). Barriers and opportunities for climate change education: The case of Dallas-Fort Worth in Texas. The Journal of Environmental Education, v. 50, n. 3., p. 145-159, 2019.

HARTWIG, S. V.; IGNOTTI, E. Variações Meteorológicas e as Alterações de Pressão Arterial dos Pacientes em hemodiálise: Revisão Sistemática. Revista Brasileira De Climatologia, v. 15, n. 25, p. 319-336, 2019.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate change 2014: mitigation of climate change. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press.

KURTULUŞ, M. A.; TATAR, N. A bibliometrical analysis of the articles on environmental education published between 1973 and 2019. Journal of Education in Science, Environment and Health, v. 7, n. 3, p. 243-258, 2021.

LUTZ, W.; MUTTARAK, R.; STRIESSNIG, E. Universal education is key to enhanced climate adaptation. Science, v. 346, n. 6213, p. 1061-1062, 2014.

MONROE, M. C.; PLATE, R. R.; OXARART, A.; BOWERS, A.; CHAVES, W. A. Identifying effective climate change education strategies: A systematic review of the research. Environmental Education Research, v. 25, n. 6, p. 791-812, 2019.

MORENO, M.; MAFRA, P. Literacia ambiental: uma necessidade para uma sociedade ambientalmente ativa. Eduser, v. 11, n. 2, p. 66-76, 2019.

OJALA, M. Hope and climate change: the importance of hope for environmental engagement among young people. Environmental Education Research, v. 18, n. 5, p. 625-642, 2012.

OTTO, D.; CAEIRO, S.; NICOLAU, P.; DISTERHEFT, A; TEIXEIRA, A.; BECKER, S.; BOLLMANN, A.; SANDER, K. Can MOOCs empower people to critically think about climate change? A learning outcome based comparison of two MOOCs. Journal of Cleaner Production, v. 222, p. 12-21, 2019.

PEZZI, C. M. C.; LIMA, L. C. Indicadores de sustentabilidade socioambiental em escolas de educação básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 4, p. 307-320, 2023.

PIMENTEL, P. C.; TEIXEIRA, R. M. Análise bibliométrica da produção científica de empreendedorismo e turismo sustentável. Turismo - Visão e Ação, v. 22, n. 3, p. 552–574, 2020.

RAMOS, R.; RODRIGUES, M. J.; CRAMÊS, L.; ALUAI, N. A Educação Ambiental como promotora do enriquecimento da literacia climática. Eduser, v. 14, n. 2, 2022c.

RAMOS, R.; RODRIGUES, M. J.; RODRIGUES, I. (2022). Children’s Perception of Climate Change in North-Eastern Portugal. Societies, v. 13, n. 1, 2022b.

RAMOS, R.; RODRIGUES, M. J.; RODRIGUES, I. Contributions of climate change research to the implementation of the 2030 Agenda. In: International Conference on Education and New Learning Technologies, 14, 2022, Palma. EDULEARN22 Proceedings. Palma: iated, 2022a. p. 3289-3295.

RITCHIE, H.; ROSER, M.; ROSADO, P. Energy: Fossil fuels. Disponível em: <https://ourworldindata.org/fossil-fuels>. Acedido em: 10 jul. 2023.

ROCKSTRÖM, J.; GAFFNEY, O. Breaking boundaries: the science of our planet. 1. ed. Londres: Dorling Kindersley, 2021.

ROCKSTRÖM, J.; GUPTA, J.; QIN, D.; LADE, S. J.; ABRAMS, J. F.; ANDERSEN, L. S.; MCKAY, D. I. A.; BAI, X.; BALA, G.; BUNN, S. E.; CIOBANU, D.; DECLERCK, F.; EBI, K.; GIFFORD, L.; GORDON, C.; HASAN, S.; KANIE, N.; LENTON, T. M.; LORIANI, S.; LIVERMAN, D. M.; MOHAMED, A.; NAKICENOVIC, N.; OBURA, D.; OSPINA, D.; PRODANI, K.; RAMMELT, C.; SAKSCHEWSKI, B.; SCHOLTENS, J.; STEWART-KOSTER, B.; THARAMMAL, T.; VUUREN, D.; VERBURG, P. H.; WINKELMANN, R.; ZIMM, C.; BENNETT, E. M.; BRINGEZU, S.; BROADGATE, W.; GREEN, P. A.; HUANG, L.; JACOBSON, L.; NDEHEDEHE, C.; PEDDE, S.; ROCHA, J.; SCHEFFER, M.; SCHULTE-UEBBING, L.; VRIES, W.; XIAO, C.; XU, X.; XU, X.; ZAFRA-CALVO, N.; ZHANG, X. (2023). Safe and just Earth system boundaries. Nature, v. 619, p. 102-111.

ROUSELL, D.; CUTTER-MACKENZIE-KNOWLES, A. A systematic review of climate change education: giving children and young people a ‘voice’ and a ‘hand’ in redressing climate change. Children's Geographies, v. 18, n. 2, p. 191-208, 2020.

SANTOS, J. A.; OLIVEIRA, I. T. Um olhar sobre as pesquisas do campo da Educação Ambiental no ensino fundamental (anos iniciais) nos últimos 10 anos. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 4, p. 321-343, 2023.

SCHOOL EDUCATION GATEWAY. Survey on climate education – Results. School Education Gateway, 2020. Disponível em: <https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/viewpoints/surveys/survey-on-climate-education.htm>.

SIEGNER, A.; STAPERT, N. Climate change education in the humanities classroom: a case study of the Lowell school curriculum pilot. Environmental Education Research, v. 26, n. 4, p. 511-531, 2020.

SLOUGH, S. W.; MCTIGUE, E. M.; KIM, S.; JENNINGS, S. K. Science textbooks' use of graphical representation: A descriptive analysis of four sixth grade science texts. Reading Psychology, v. 31, n. 3, p. 301-325, 2010.

STEVENSON, K. T.; PETERSON, M. N.; BONDELL, H. D. The influence of personal beliefs, friends, and family in building climate change concern among adolescents. Environmental Education Research, v. 25, n. 6, p. 832-845, 2019.

TRAJBER, R.; MOCHIZUKI, Y. Climate change education for sustainability in Brazil: a status report. Journal of Education for Sustainable Development, v. 9, n. 1, p. 44-61, 2015.

UNESCO. Education for sustainable development and climate change. 2009. <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000179122>.

UNESCO. Getting every school climate-ready: how countries are integrating climate change issues in education. 1. ed. Paris: UNESCO, 2021. <https://doi.org/10.54675/NBHC8523>.

UNICEF. Call for education systems to respond to the climate crisis. 1. ed. Bangkok: UNICEF East Asia and Pacific Regional Office, 2019. <https://www.unicef.org/eap/media/4596/file/It%20is%20getting%20hot:%20Call%20for%20education%20systems%20to%20respond%20to%20the%20climate%20crisis.pdf>.

VIANA, C. Nas aulas até se fala das alterações climáticas, mas quase nunca como sendo um problema. Público, 2022. Disponível em: <https://www.publico.pt/2022/03/04/sociedade/noticia/aulas-ate-fala-alteracoes-climaticas-quase-problema-1997689>.

ZUPIC, I.; ČATER, T. Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, v. 18, n. 3, p. 429–472, 2015.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

Ramos, R., Rodrigues, M. J., & Aluai, N. (2024). Educação para as alterações climáticas: uma revisão bibliométrica na Web of Science. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 86–101. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15430

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-07-21
Aceito: 2023-12-05
Publicado: 2024-02-01