Agricultura familiar e os desafios da educação agroecológica: uma análise a partir da matriz SWOT 3.0

Autores

  • Antonio de Santana Padilha Neto Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Emanuel Ernesto Fernandes Santos Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-2271-0375
  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15185

Palavras-chave:

Agroecologia, Matriz SWOT, Modelo produtivo, Produção de alimentos

Resumo

O presente estudo analisou os principais desafios do processo de transição do modelo de agricultura familiar convencional para o modelo agroecológico, como um método prático de educação ambiental no Brasil. Utilizou-se a ferramenta de gestão denominada Matriz SWOT 3.0. A agricultura familiar e a educação ambiental são temas atuais e relevantes, cuja análise é crucial para a conservação ambiental, sustentabilidade e produção de alimentos mais saudáveis para a população mundial. Utilizou-se a revisão bibliográfica como método. Os artigos analisados foram publicados entre 2011 e 2021, usando as seguintes palavras-chave: “agricultura familiar”, “desafios da transição”, “agroecologia”, “transição agroecológica”, como tags de busca. Os resultados obtidos a partir da análise dos artigos selecionados mostram que o índice de favorabilidade projetado pela matriz SWOT apresenta resultados significativos que justificam o investimento no modelo agroecológico. Conclui-se que há um potencial positivo em investir no modelo agroecológico para a educação ambiental, apesar dos desafios a serem superados. Existem também oportunidades e forças que podem tornar o modelo agroecológico mais sustentável e replicável, buscando equilibrar a produção agrícola com a preservação do meio ambiente, garantindo a viabilidade econômica e social dos agricultores.

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Biografia do Autor

Antonio de Santana Padilha Neto, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professor da Faculdade de Petrolina (FACAPE).

Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professora e Orientadora (PPGEcoH/UNEB).

Emanuel Ernesto Fernandes Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;  Profesor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - Colegiado de Engenharia Agronômica. Professor Colaborador do PPGHI - Programa de Pós Graduação em Agronomia - Horticultura Irrigada – DTCS/UNEB.

Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Pós-doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF); Doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT/UNIVASF); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Desenvolvimento Socioambiental (PPGEcoH/UNEB); Professora e pesquisadora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

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Publicado

03-10-2023

Como Citar

Padilha Neto, A. de S., Santos, M. H. L. C. ., Santos, E. E. F., & Pacheco, C. S. G. R. . (2023). Agricultura familiar e os desafios da educação agroecológica: uma análise a partir da matriz SWOT 3.0. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(6), 138–156. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15185

Edição

Seção

Artigos
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