Educação Ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?

Autores

  • Maira Egito Alves de Lima Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Ana Paula Santos de Melo Fiori Instituto Federal de Alagoas - IFAL

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15073

Palavras-chave:

Sequência didática interdisciplinar, Ensino, Comunidades quilombolas, Educação profissional e tecnológica

Resumo

O objetivo do estudo foi propor a melhoria no processo de ensino que dialogue com a realidade dos/as estudantes quilombolas do Curso Técnico de Meio Ambiente IFAL, Campus Penedo, a fim de promover a Educação Ambiental de forma efetiva e transversal, respeitando os saberes tradicionais. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como principais sujeitos os docentes do curso. Uma sequência didática foi construída e aplicada no contexto do ensino remoto emergencial, sendo posteriormente avaliada pelos envolvidos. Os resultados mostraram que a utilização de um produto educacional para apresentar e debater questões próximas da realidade dos/as estudantes é necessário para apoio na construção identitária dos estudantes.

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Publicado

01-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA, Maira Egito Alves de; FIORI, Ana Paula Santos de Melo. Educação Ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 6, p. 502–523, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.15073. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15073. Acesso em: 14 jul. 2025.
Recibido 2023-05-11
Aprovado 2023-07-14
Publicado 2023-10-01