Precarização do trabalho na agricultura familiar: Educação Ambiental a partir do mapeamento sistemático

Autores

  • Antonio de Santana Padilha Neto Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco Universidade do Estado da Bahia
  • Juracy Marques dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Luciano Sérgio Ventin Bomfim Universidade do Estado da Bahia
  • Enos André de Farias Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15069

Palavras-chave:

Desigualdade social no campo. Ecologia humana. Trabalho no meio rural.

Resumo

Na agricultura familiar, o advento da precarização do trabalho tem aumentado consideravelmente as dificuldades dos trabalhadores rurais e, consequentemente, gerado desigualdades sociais cada vez maiores. Isso se deve à falta de investimento e à ausência de uma base instrutiva de Educação Ambiental adequada para esses produtores. Assim, este estudo objetivou analisar artigos publicados sobre a precarização do trabalho na agricultura familiar no Brasil, em associação com a Educação Ambiental, num recorte temporal dos últimos 20 anos (2000 a 2020). O método adotado caracteriza-se como um mapeamento sistemático da literatura, no qual foram analisados um total de 25 artigos. Essa análise permitiu obter elementos importantes para um estudo mais qualificado desse campo. Dessa forma, a precarização do trabalho rural revela-se atualmente como um campo de estudo que pode potencializar uma ruptura na morfologia do desenvolvimento rural, ressignificando assim as relações de trabalho para os trabalhadores rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio de Santana Padilha Neto, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, com ênfase em Organizações e Sociedade pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia - FACCEBA. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE. Professor efetivo da Faculdade de Petrolina - FACAPE. Pesquisador do Grupo de Pesquisas Geoambientais e Agroecológicas (GPGeA) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF-Sertão PE. Membro do Grupo de pesquisa: Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Professor Extensionista da Faculdade de Petrolina - FACAPE. 

Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Engenharia Agronômica (1994) e mestrado em Biodiversidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia UNEB e do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoH/ UNEB. Atualmente coordena o Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável CAERDES. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de sementes e do Crescimento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas nativas, mata ciliar e Agroecologia no Bioma Caatiga.

Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - PPGADT/UNIVASF (2021-2022). Doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - PPGADT/UNIVASF (2019-2021). Doutora em Educação - UCSF/ Argentina (2014-2017). Mestre em Ciências da Educação - UI/Lisboa/Portugal (2007-2009). Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco - ITEP/PE (2012-2014). Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental - UNESA/SP (2019-2020). Especialista em Direito Ambiental - FAMART (2021-2022); Licenciada em Geografia - UPE (1997-2001). Bacharelanda em Geografia - UNESA/RJ (2019-2022). Docente efetiva do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE (desde 2010) no Colegiado de Tecnologia de Alimentos (desde 2016). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (desde 2021). Docente visitante del Programa de Postgrado Doctorado en Ecoturismo y Turismo Sostenible pela División Internacional de Educación - Fondo Verde - Perú (desde 2021). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - PPGADT da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (desde 2022); Membro de la Rede Iberoamericana del Medio Ambiente - REIMA/AC (desde 2017). Membro da Associação Brasileira de Agroecologia - ABA (desde 2020) atuando no GT - Manejo de Agroecossistemas. Membro-pesquisador do Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica - Ensaio para a Vida - Univasf (desde 2021). Líder do Grupo de Pesquisas Geoambientais e Agroecológicas - GPGeA (desde 2014). Membro do Corpo Editorial da Editora Científica Digital (desde 2021). Palestrante nacional e internacional. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase na Geografia Física, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Paleoclimas, Paleoecologia, Paleoecossistemas, Paleoagroecossistemas, Paleobiodiversidade, Agroecologia, Etnoecologia, Território, Desenvolvimento Sustentável, Ecoturismo, Turismo Sustentável e Direito Ambiental. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7621-0536. ResearcherID: D-9827-2019. E-mail para contato: clecia.pacheco@ifsertao-pe.edu.br ou cp.grima@ifsertao-pe.edu.br

Juracy Marques dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Recebeu o grau de Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2010. Atualmente faz doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal). Fez Pós Doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é professor permanente dos mestrados de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) e do de Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). É membro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana - SABEH. Seu principais interesses de pesquisa estão centrados na dinâmica da espécie humana e suas relações com o mundo, daí seu destacado interesse pela ecologia humana. Também psicanalista e autor de diversos livros, trabalhou em Portugal, Espanha e estive participando de congressos em diversos países como França, Itália, Grécia, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Cuba, Paraguai, Portugal, Filipinas, entre outros. No geral tem dedicado-se às questões que tocam a dimensão humana na atualidade, particularmente, suas dinâmicas subjetivas e socioambientais.

Luciano Sérgio Ventin Bomfim, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1982), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1986), graduação em DIREITO pela Universidade do Estado da BAhia (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Filosofia - Universitaet Gesamthochschule Kassel (2000). Atualmente é Professor Titular A do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais do Campus III da Universidade do Estado da Bahia. Atua como professor efetivo e do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial-PPGADT; como Professor Colaborador no Mestrado em Ecologia Humana-PPGeCOH. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia humana, ontologia humana, ser humano, alienacao e educacao, bem como em Saúde do Produtor Familiar.

Enos André de Farias, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Ecologia Humana (PPGECoH/UNEB) onde estuda a educação em comunidades tradicionais; possuindo Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido (PPGESA/UNEB), Graduação em História (Universidade de Pernambuco), Bacharelado em Direito (FACAPE) e Especialização em Direito Administrativo (UCAM); Especialização em Gestão Pública Municipal (UNIVASF) e Especialização em Metodologia do Ensino de História (FACINTER). É Professor Contratado da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, onde leciona História e Filosofia na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida. É também Policial Miltiar da Bahia, estando na graduação de Cabo PM, Durante sua formação e carreira profissional assumiu as seguintes funções: Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Afrânio/PE (GESTÃO 2009/2013); Vice-Gestor da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho (2011); Professor Efetivo da Rede Estadual de Educação de Pernambuco (2010/2011); Gerente do Departamento de Acompanhamento Pedagógico, da Secretaria de Educação do Ensino Básico de Afrânio/PE (2007/2011); Secretário de Educação do município de Afrânio/PE (2007). Lecionou na Educação Básica as disciplinas História, Filosofia e Sociologia em escolas públicas de Petrolina/PE, Curaçá/BA, Juazeiro/BA e Afrânio/PE. Ministrou aulas nos cursos de História e Letras, na Universidade de Pernambuco (2018 a 2022), no Curso de Pedagogia da UNEB/DCH III (2016). Na Educação à Distância foi Tutor online do Curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Campus Petrolina), em 2021. Atuou como Tutor Online no Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal (UNIVASF, 2017/2019); Atuou Tutor Presencial do Curso Graduação em História (FTC, 2006/2009). Como projetos estruturantes, foi o idealizador do projeto de implantação do Polo Presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) no município de Afrânio junto ao Ministério da Educação, em 2006. Coordenou a Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Educação de Afrânio/PE, (2004) e a Comissão de Reelaboração e do mesmo Plano Municipal de Educação de Afrânio, em 2012.

Referências

ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense. Coleção Primeiros Passos, n. 171, 2002.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado na era digital. 1ª. Ed. - São Paulo: Boitempo. 2018.

ARAÚJO, J. F.; MECENAS, A. S. C. Marco regulatório da agricultura orgânica: proteção, eficácia, dificuldades e interações com a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 4, p. 377–397, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11246.

BEVILAQUA, Karen Affonso. Pensando além da Produção: Uma análise da Agricultura Familiar como ferramenta de consolidação da sustentabilidade pluridimensional e da Segurança Alimentar. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/148615/bevilaqua_ka_me_fran.pdf?sequence=3>. Acesso em: 09., jan. 2023.

BOMFIM, L. S. V. História e Epistemologia da Ecologia Humana. Salvador, BA: Editora Mente Aberta, 2021.

BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Brasília, DF. 2006.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 255 p.

COUTINHO, G, de A. A ética ambiental na sociedade contemporânea. 2009. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/7269>. Acesso em: 11 fev., 2022.

DEL FIORI, D. Agricultura familiar no estado de São Paulo: caracterização e problemas. Nexos Econômicos, 10. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revnexeco/article/view/17377>. Acesso em: 09 fev., 2022.

DIAS, J. dos S..; SOUSA, J. N. de; BARBOSA, R. M.; GONDIM, F. A. Práticas de Educação Ambiental na agricultura familiar: estudo de caso em cooperativa de agricultores no bairro Mucunã, Maracanaú (CE). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 2, p. 260–277, 2022.

DIAS, P. C.; BERTU SOARES, K. C.; MENDONÇA FERREIRA, D.; SILVA, L. H. da; SOARES, D. da S. B.; HENRIQUES, P.; FREITAS, S. E. A. P. de; ALCÂNTARA, L. B. C. de .; BARBOSA, R. M. S. Compras públicas da agricultura familiar para a alimentação escolar em municípios do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 6, p. 360–377, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11892.

FRAGOSO, E. J. N. [et al.]. Agroecologia e agricultura familiar: Uma perspectiva de sustentabilidade no Semiárido brasileiro. International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS), Vol-7, Issue-1, Jan-2020. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.22161/ijaers.71>. Acesso em: 09 fev., 2022.

HARARI, Y. N. Sapiens. Uma breve história da humanidade. Tradução Janaína Marcoantonio. 49. ed., Porto Alegre, RS: L&PM, 2019.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Primeiros dados do censo 2010. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 24 jan., 2022.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. György Lukács; tradução Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer, Nélio Schneider. 2. Ed. – São Paulo: Boitempo, 2018. : il. (Biblioteca Lukács ; 1)

KHATOUNIAN, C. A. A reconstrução ecológica da agricultura. Botucatu: Agroecológica, 2001. 345 p. Disponível em: <https://www.academia.edu/19638178/A_Reconstru%C3%A7%C3%A3o_Ecol%C3%B3gica_da_Agricultura>. Acesso em: 09 fev., 2023.

KITCHENHAM, B... [et al.]. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. In: Technical report, Ver. 2.3 EBSE Technical Report. EBSE. 2007.

MACÊDO, S. Clínica humanista-fenomenológica do trabalho: a construção de uma ação diferenciada diante do sofrimento no e por causa do trabalho. Curitiba: Juruá, 2015, p. 1.

MACHADO, P. de A. Ecologia Humana. Coleção “Temas básicos de”. São Paulo: Cortez, 1984.

MORES, R. C. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. Rocket Edition, 1999. p.4.

MOURA, J. A. G. de... [et al.]. Educação Ambiental como ferramenta para a sustentabilidade dos paleoagroecossistemas. In: PACHECO, C. S. G. R. (Organizadora). Ambiente & sociedade [livro eletrônico]: concepções, fundamentos, diálogos e práticas para conservação da natureza. – Guarujá, SP: Científica Digital, 2021.

NASCIMENTO, D. C. do; SANTOS, M. H. L. C. Characterization of Family Farming in the Semi-Arid Region of Bahia. Journal of Agricultural Studies. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5296/jas.v9i1.17997>. Acesso em: 19 fev., 2022.

NAVARRO, V.L.; PADILHA, V. Dilemas do Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. Revista Psicologia & Sociedade; v.19, Edição Especial 1: pp.14-20, 2007. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

NAVARRO, V.L.; PADILHA, V. “O mundo rural no novo século (Um ensaio de interpretação)”. In: VIEIRA FILHO, J. E; GASQUES, J. G. (orgs). Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade. Brasília: IPEA, p. 25-64, 2016. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=28219>. Acesso em: 29 jan., 2022.

NAVARRO, V.L.; PADILHA, V. Agricultura familiar. In: GRIEBELER, M. P. D. (Organizador). Dicionário de desenvolvimento regional e temas correlatos (livro eletrônico) / 2. ed. rev. e ampl., Uruguaiana, RS: Editora Conceito, 2021. PDF. ISBN 978-65-87879-10-9 Disponível em: <https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/PGDRA/Dicionario_Desenvolvimento_Regional_Portugues_-_2.VRA_2021.pdf>. Acesso em: 29 ago., 2022.

NISHIKAWA, D. L... [et al.]. A precarização do trabalho na agricultura familiar e as consequências para a saúde do trabalhador e do meio ambiente no município de Bom Repouso/MG. 2012. Disponível em: <https://www.uniara.com.br/legado/nupedor/nupedor_2012/trabalhos/sessao_2/sessao_2C/06_Dulcelaine_Shikawa.pdf>. Acesso em: 19 fev., 2022.

OLIVEIRA, A. P. de; FERREIRA, L. C. Programa de Educação Ambiental e agricultura familiar: análise da proposta pedagógica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 6, p. 139–161, 2021.

OLIVEIRA, R. R. de; SANTOS, M. H. L. C. Educação Ambiental na Perspectiva das Políticas Públicas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 109-128, jan./abr. 2019. E-ISSN 1517-1256

PEREIRA, M. G... [et al.]. Agricultura convencional e agricultura sustentável: limites e desafios para o século XXI. In: MARQUES, J; FRAGA, J. (org.) Ecologia Humana e Agroecologia. Paulo Afonso: Editora SABEH, 2016. 334 p.; il. Disponível em: <http://sabeh.org.br/wp-content/uploads/2017/07/Ecologia-Humana-e-Agroecologia-Versa%CC%83o-E-Book.pdf>. Acesso em: 31 jan., 2022.

PETERSEN, K... [et al.]. Systematic mapping studies in software engineering. In: Proceedings of the 12th international conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering. BCS Learning & Development Ltd., 2008. p. 68-77.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.107 p.

SANTOS, F. A. dos... [et al.]. Environmental Education in Brazil: Socio-Historical Perspectives in Formal Teaching for Sustainability. Creative Education, V.11, pp.2053-2068. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.4236/ce.2020.1110150>. Acesso em: 04 fev., 2022.

SEABRA, G. (organizador). Educação Ambiental [livro eletrônico]: uso, manejo e gestão dos recursos ambientais. Ituiutaba-MG: Editora Barlavento, 2022. (CNEA 2021;2). DOI: 10.54400/978.65.87563.27.5. Disponível em: <https://www.cnea.com.br/publicacoes>. Acesso em: 19 fev., 2022.

WERLANG, R; MENDES, J. M. R. Pluriatividade no meio rural: flexibilização e precarização do trabalho na agricultura familiar. Em Pauta - Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, n. 38, v. 14, p. 140-163, 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 fev., 2022.

VERDELONE, T. H... [et al.]. Trabalhando a Educação Ambiental com Turmas do Ensino Fundamental I. Revista Brasileira do Desenvolvimento, v.5, pp.4675-4687. 2019. Disponível em: <http://brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/1666/1587>. Acesso em: 03 fev., 2022.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

Padilha Neto, A. de S., Santos, M. H. L. C., Pacheco, C. S. G. R., Santos, J. M. dos, Bomfim, L. S. V., & Farias, E. A. de. (2024). Precarização do trabalho na agricultura familiar: Educação Ambiental a partir do mapeamento sistemático. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 7–25. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15069

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-05-10
Aceito: 2023-12-05
Publicado: 2024-02-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)