Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade: teoria e prática educacional no Curso de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12198

Palavras-chave:

Ensino; Formação Cidadã; Projeto Pedagógico do Curso Interdisciplinaridade.

Resumo

Face a relevância da temática ambiental, este estudo analisou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) com vistas a verificar se este contempla a Educação Ambiental (EA) e a Sustentabilidade de forma interdisciplinar, investigando se os docentes do curso envolvido, dispõem de conhecimentos básicos sobre as duas temáticas. Esta pesquisa é de cunho quali-quantitativo, sendo exploratória, bibliográfica, descritiva, documental e de campo. Ao analisar o PPC do curso foco da pesquisa constatou-se em sua justificativa, que a formação do egresso deve ter por base uma reflexão crítica, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, porém, de acordo com as ementas e conteúdos programáticos deste, não se encontrou, de maneira clara, a EA e a Sustentabilidade abordadas de forma interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, L. D. DE; BARBOSA, M. DE F. N. Educação Ambiental No Ensino Superior: Ditames Da Política Nacional De Educação Ambiental. Direito Ambiental e Sociedade, v. 8, n. 2, p. 229–255, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acessado em: 20 jan., 2021.

BRASIL. Lei 9.795/99, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acessado em: 20 jan., 2021.

BRASIL. Lei 9.394/96, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm>. Acessado em: 19 abr., 2021.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia, 2004.

FAVARÃO, N. R. L.; ARAÚJO, C. DE S. A. Importância da Interdisciplinaridade no Ensino Superior. EDUCERE - Revista da Educação, v. 4, n. 2, p. 103–115, 2004.

FAZENDA, Ivani C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro efetividade ou Ideologia - São Paulo: Loyola, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. 5a ed. Campinas-SP: Papirus, 2002.

HANDL, G. Declaración de la Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Medio Humano (Declaración de Estocolmo), de 1972, y Declaración de Río sobre Medio Ambiente y el Desarrollo, de 1992. United Nations Audiovisual Library of International Law, p. 1–14, 2012. Disponível em: <https://legal.un.org/avl/pdf/ha/dunche/dunche_s.pdf>. Acessado em: 10 mai., 2021.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MARCONDES, N.A.V; BRISOLA. E.M.A; SANTOS. S.R; CHAMON. E.M.Q. de O. Repensando a Interdisciplinaridade: Contributos à Atuação do Assistente Social na Área de Saúde. Serv. Soc. & Saúde, v. 11, n. 1 (13), p. 67–98, jan./jun 2012.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 8. Ed. São Paulo/SP: Atlas, 2017.

MIRANDA, D. L. DE et al. Educação Ambiental a Partir da Agenda 2030 : Experiências da Conscientização e do Uso Racional da Água em uma Escola Municipal de Varginha ( MG ). Revista Brasileira de Educação Ambiental - Revbea, v. 16, n. 2, p. 174–190, 2021.

MOURA, J. A. G. de; NETO, A.S.P.; ALMEIDA, H.S.; PACHECO, C.S.G.R.; OLIVEIRA, D.G.; MOURA, R.C.G. Environmental Education as an Instrument for the Sustainability of the Paleoagroecosystems. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 8, n. 3, p. 048–056, 2021. Disponível

ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS. El Futuro que queremos, Naciones Unidas. Anais...Rio de Janeiro: Naciones Unidas, 2012, Disponível em: <https://rio20.un.org/sites/rio20.un.org/files/a-conf.216-l-1_spanish.pdf.pdf>. Acessado em: 15 jun., 2020.

PAIVA, A. O. F. DE et al. A interdisciplinaridade no ensino superior. Revista FACISA ON-LINE, v. 6, n. 3, p. 36–55, 2017.

PEARSON, A. Gestão Ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Faculdade de Petrolina – FACAPE, 2016.

RAMOS, E. C. Educação Ambiental: origem e perspectivas. Educar, n. 18, p. 201–218, 2001.

RIVAROSSA DE POLOP, Alcira. El área de ciencias naturales: concepciones epistemológicas y diálogo pedagógico. Cuartas jornadas nacionales de enseñanza de la biología- Memorias. Córdoba: Asociación de Docentes de Ciencias Biológicas de la Argentina, 1999, p.46- 59.

ROSSINI, C. M.; CENCI, D. R. Práticas interdisciplinares na Educação Ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. 1–16, 2020.

ROTTA, M.; BATISTELA, A. C.; FERREIRA, S. R. Ambientalização curricular no ensino superior: formação e sustentabilidade nos cursos de graduação. Actualidades Investigativas en Educación, v. 17, n. 2, p. 1–20, 2017.

SILVA, F. R. et al. Gestão da cultura organizacional no Instituto Federal: limites, desafios e rotatividade docente na Amazônia Sul Ocidental. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 39436–39458, 2020.

TEIXEIRA, L. A.; TOZONI REIS, M. F. DE C.; TALAMONI, J. L. B. A teoria, a prática, o docente e a Educação Ambiental: algumas reflexões. Olhar de Docente, v. 14, n. 2, p. 227–237, 2011.

UNITED NATIONS. United Nations Conference on Environment & Development Rio de Janerio, Brazil, 3 to 14 June 1992 Reproduction. Anais...1992. Disponível em: <http://www.un.org/esa/sustdev/documents/agenda21/english/Agenda21.pdf>. Acessado em: 27 jan., 2021.

UNITED NATIONS. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável a/Res/70/1. Anais...2015, Disponível em: <http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=E>. Acessado em: 29 jan., 2021.

VILELA, M. V. F. Reflexões sobre o histórico e caminhos da interdisciplinaridade na educação superior no Brasil. Journal Health NPEPS, v. 4, n. 1, p. 6–15, 2019.

Downloads

Publicado

01-06-2022

Como Citar

Moura, J. A. G. de, & Pacheco, C. S. G. R. (2022). Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade: teoria e prática educacional no Curso de Ciências Contábeis. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 149–168. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12198

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-21
Aceito: 2022-03-22
Publicado: 2022-06-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)