Percepção da diversidade vegetal em quintais urbanos: estudo de caso com estudantes de Rondonópolis (MT)

Autores

  • Kelly Costa de Alcantara Universidade Federal de Mato Grosso
  • Suzana Ursi Universidade de São Paulo
  • Marco Antonio Bastos Gomes Universidade Federal de Rondonópolis
  • Rafael Arruda Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15012

Palavras-chave:

percepção ambiental; desenhos; plantas; ensino de Botânica; impercepção botânica.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender a percepção de estudantes de uma escola pública, em relação às plantas encontradas em seus quintais. Utilizaram-se desenhos, questionários e fotografias na coleta e na análise dos dados. Verificou-se que os discentes conseguiram representar parcialmente a composição florística existente nos quintais e de forma compatível com a realidade. No entanto, apenas 29% das plantas, de um total de 80 espécies, foram identificadas por seus nomes nos desenhos. Desse modo, concluiu-se que a adoção de práticas em ensino de Botânica e Educação Ambiental que estimulem a ampliação da percepção sobre as plantas torna-se imprescindível.

Biografia do Autor

  • Kelly Costa de Alcantara, Universidade Federal de Mato Grosso

    Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, Departamento de Botânica e Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso, 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil

  • Suzana Ursi , Universidade de São Paulo

    Programa de Pós-Graduação em Botânica, Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 05508-090, São Paulo, SP, Brasil

  • Marco Antonio Bastos Gomes , Universidade Federal de Rondonópolis

    Laboratório de Análises Hídricas e Ecologia Aplicada, Universidade Federal de Rondonópolis, 78736-900, Rondonópolis, MT, Brasil

  • Rafael Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso

    Laboratório de Quiropterologia Neotropical, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, 78550-728, Sinop, MT, Brasil

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Publicado

01-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALCANTARA, Kelly Costa de; URSI , Suzana; GOMES , Marco Antonio Bastos; ARRUDA, Rafael. Percepção da diversidade vegetal em quintais urbanos: estudo de caso com estudantes de Rondonópolis (MT). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 6, p. 448–466, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.15012. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15012. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2023-04-15
Aprovado 2023-07-14
Publicado 2023-10-01