Proposição de espécies para arborização do espaço escolar como subsídio para Educação Ambiental em Mato Grosso

Autores

  • Edinalda Milioranza Gomes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Kelly Koch Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rafaela Campostrini Forzza Jardim Botânico do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14958

Palavras-chave:

flora regional, área verde, escola, ensino

Resumo

A flora arbórea, além de trazer inúmeros benefícios à arborização urbana, adéqua-se também como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental (EA). O presente trabalho teve como objetivo inventariar as espécies disponíveis em mudas no viveiro municipal de Cuiabá-MT e propor uma lista de espécies da flora regional para arborização de espaços escolares, como subsídio para a EA. Para definição dos critérios e recomendação de espécies foram investigados os seguintes parâmetros: potencial paisagístico, porte, hábito, informações ecológicas, fenologia e toxicidade. O resultado do levantamento possibilitou sugerir 32 espécies pertencentes à 27 gêneros e 18 famílias de angiospermas que podem ser utilizadas no espaço escolar.

Biografia do Autor

  • Ana Kelly Koch, Universidade Federal de Mato Grosso

    Departamento de Botânica e Ecologia/Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal.

  • Rafaela Campostrini Forzza, Jardim Botânico do Rio de Janeiro

    Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal.

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Publicado

01-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOMES, Edinalda Milioranza; KOCH, Ana Kelly; CAMPOSTRINI FORZZA, Rafaela. Proposição de espécies para arborização do espaço escolar como subsídio para Educação Ambiental em Mato Grosso. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 6, p. 411–427, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14958. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14958. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2023-03-24
Aprovado 2023-07-14
Publicado 2023-10-01