Projeto “Ser Sustentável”: aprendizagem em educação climática das jornadas pelo clima no The Climate Reality Project Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14881

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Mudança de Hábitos, Parceria, Redes Sociais

Resumo

O The Climate Reality Project Brasil incentiva metodologias para a educação climática. O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto Ser Sustentável elaborado por meio, das Jornadas pelo Clima, onde propõe ensinar que a crise climática pode ser reduzida através de um processo de Educação Ambiental que facilite a compreensão do agir ecológico como ferramenta de mudança. O projeto iniciou-se com publicação de fotografias de biodiversidade, plantio de mudas, coleta de tampinhas de plástico, compostagem caseira e hábitos ecológicos. Conclui-se que a propagação de ações mais sustentáveis norteia a reflexão e a busca de mudanças de atitudes e um maior entendimento sobre a realidade das consequências das mudanças climáticas globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

anthropoceno. Journal of Education, Durban, n. 69, p. 43-66, 2017.

FARIA, D. R. de; RAMOS, M. C.; COLTRI, P. P. Sequência Didática como estratégia para ensino sobre desafios socioambientais relacionados às Mudanças Climáticas. Terræ Didatica, Campinas/SP, v. 17, p. e021052, 2021.

GIBB, N. Em preparação para o clima: um guia para escolas sobre as ações climáticas. Paris: UNESCO, 2015.

GRANDISOLI, E. Educação climática: respostas para o presente e futuro. Porvir, São Paulo, 2021. Disponível em: <https://porvir.org/educacao-climatica-respostas-para-o-presente-e-futuro/>. Acesso em: 09 jul. 2022.

JACOBI, P.R. Mudanças climáticas e ensino superior: a combinação entre pesquisa e educação. Educar em Revista, Curitiba, Ed. Esp., n. 3, p. 57-72, 2014.

JACOBI, P.R; GUERRA, A.F.S.; SULAIMAN, S.N.; NEPOMUCENO, T. Mudanças climáticas globais: a resposta da educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 135-148, jan./abr., 2011.

LIMA, G.F.C. Educação Ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade. Ambiente & Educação, Rio Grande/RS, v. 18, n. 1, p. 91-112, 2013.

MOREIRA JUNIOR, D.P.; BUENO, C.; SILVA, C.M. da. A utilização de mídias como recurso didático para a abordagem e contextualização das mudanças climáticas na Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 2, p.169-183, 2022.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Nações Unidas Brasil, 2015. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel>. Acesso em: 09 jul. 2022.

OLIVEIRA, N.C.R. de; OLIVEIRA, F.C.S. de; CARVALHO, D.B. de. Educação Ambiental e mudanças climáticas: análise do Programa Escolas Sustentáveis. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, p. e21068, 2021.

ORTIZ-HERNÁNDEZ, L. Mudança climática: os desafios éticos. Correio da UNESCO, Paris, jul./set. 2019. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370032_por>. Acesso em: 09 jul. 2022.

SILVA, E.M. da. O papel da Educação Ambiental nas ações de combate as mudanças climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 14, n. 2, p.388-397, 2019.

THE CLIMATE REALITY PROJECT BRASIL. Jornadas pelo clima. 2021. Disponível em:<https://www.climaterealityproject.org.br/jornadas-pelo-clima>. Acesso em: 05 jul. 2022.

THE CLIMATE REALITY PROJECT BRASIL. Microprojetos. 2021. Disponível em: <https://www.climaterealityproject.org.br/microprojetos-turmas-13-a-18>. Acesso em: 05 jul. 2022.

WALS, A. Social learning: towards a sustainable world. Wageningen: Wageningen Academic Publishers, 2007.

Downloads

Publicado

01-03-2023

Como Citar

Kühlewein, L. B. C. (2023). Projeto “Ser Sustentável”: aprendizagem em educação climática das jornadas pelo clima no The Climate Reality Project Brasil. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(2), 216–228. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14881

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-02-28
Publicado: 2023-03-01