Educação Ambiental: práticas pedagógicas em escolas da rede PEA da Unesco localizadas na Região Metropolitana de Campinas (SP)

Autores

  • Siliane Vanessa Sartori Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas https://orcid.org/0000-0003-0687-1635
  • Diego de Melo Conti Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas https://orcid.org/0000-0003-1889-0462
  • Cibele Roberta Sugahara Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas
  • Samuel Carvalho de Benedicto Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas https://orcid.org/0000-0002-4591-6077

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14862

Palavras-chave:

Escolas Associadas da UNESCO, Educação Ambiental Crítica, Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Nesta pesquisa, buscou-se verificar quais as práticas pedagógicas de Educação Ambiental são desenvolvidas em escolas integrantes da Rede Programa de Escolas Associadas da UNESCO localizadas na Região Metropolitana de Campinas/SP e se elas estão alinhadas com a Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável ou com a Educação Ambiental crítica. Quanto a metodologia o estudo é de natureza pura, exploratória com uma abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas para a coleta dos dados desta pesquisa são a análise documental e bibliográfica. Assim, é possível concluir que as escolas estão preocupadas e buscando soluções para tratar os temais ambientais em sala de aula, mas ainda falta uma maior interação das escolas junto à comunidade, aos órgãos públicos na busca de uma Educação Ambiental que realmente seja efetiva e traga resultados concretos para as escolas e para a comunidade local.

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Biografia do Autor

Siliane Vanessa Sartori, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Diego de Melo Conti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Pós-doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa “Organizações, Sustentabilidade e Sociedade”.

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa "Gestão Estratégica e Sustentabilidade".

Samuel Carvalho de Benedicto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa "Gestão Estratégica e Sustentabilidade".

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Publicado

01-03-2023

Como Citar

Sartori, S. V., Conti, D. de M., Sugahara, C. R., & Benedicto, S. C. de. (2023). Educação Ambiental: práticas pedagógicas em escolas da rede PEA da Unesco localizadas na Região Metropolitana de Campinas (SP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(2), 169–183. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14862

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-02-24
Publicado: 2023-03-01

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